Deputado Zé Inácio lembra Dia Nacional do Tambor de Crioula

Assecom/ Dep. Zé Inácio
18/06/2015 18h55

Deputado Zé Inácio lembra Dia Nacional do Tambor de Crioula

O deputado Zé Inácio (PT) usou a tribuna na manhã desta quinta-feira (18) para destacar o Dia Nacional do Tambor de Crioula que é comemorado na data de hoje, 18 de junho.

“Hoje, 18 de junho é o Dia Nacional do Tambor de Crioula e quero aqui fazer esse registro em homenagem a resistência das comunidades negras no nosso estado. E o Maranhão tem a segunda maior população negra do país, talvez por isso a influência da cultura africana seja tão presente na culinária, nas expressões, nas manifestações folclóricas, ressaltou Zé Inácio.

O parlamentar é um dos deputados que tem como plataforma de governo a defesa de quilombolas, assentados, quebradeiras de coco, agricultores rurais, pescadores, entre outras classes excluídas da sociedade.

Durante discurso ele fez menção à ocupação que está ocorrendo no INCRA, há quase 10 dias por quilombolas em greve de fome, que reivindicam a regularização das suas comunidades. De acordo com Zé Inácio (PT), o tambor de crioula é o que está animando essas pessoas a permanecerem nessa luta. “Nós estamos fazendo a mediação  junto a superintendência, ao Governo Federal e ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, com a intenção de que a Presidenta Dilma assine os decretos, que são um dos pontos da pauta dos quilombolas. Essa luta não é somente dos quilombolas, ela é nossa enquanto parlamentar”.

Na oportunidade, Zé Inácio lembrou a existência dos diversos grupos de tambor de crioula do Estado, entre eles: o Tambor Alegria do Maranhão, do Mestre Apolônio Melônio (que faleceu recentemente), Dominador da Ilha, Fé em Deus, Santa Fé, Um Canto de Amor a São Luís, Encanto de São Benedito, Santa Bárbara, Turma dos Crioulos, Arte Nossa, Sandália de São Benedito, da baixada maranhense, Mestre Amaral, Ramal de Quindiua, Santa Rita de Bequimão que mantem a tradição viva e  tantos outros.