Edson Araújo pede curso de alfabetização para empreendedor da pesca

icone-whatsapp
Ribamar Santana/ Agência Assembleia
19/06/2015 18h05

Edson Araújo pede curso de alfabetização para empreendedor da pesca
Foto original

O deputado Edson Araújo (PSL) solicitou ao governador Flávio Dino (PC do B), por intermédio de Indicação encaminhada à Mesa Diretora, nesta sexta-feira (19), que determine à secretária de Estado de Educação, Áurea Prazeres, a implantação de duas turmas de alfabetização para empreendedores da pesca de pequeno porte. Os pescadores a serem beneficiados desenvolvem suas atividades de forma artesanal e integram a Colônia de Pescadores Z – 83, no município de Turilândia.

 

Segundo o parlamentar, o próprio prédio da Colônia dispõe de espaço com a adequada estrutura para o funcionamento das duas turmas. “O pleito é fruto da reivindicação dos pescadores daquela região e seu atendimento se constitui uma medida de inteira justiça e de inclusão social de grande alcance, uma ação concreta da melhoria da prática de trabalho e consequentemente da qualidade de vida dos trabalhadores daquela região”, explicou.

 

O município de Turilância é banhado pelos rios Turiaçu e Paruá, os quais abrangem cerca de 60% de todos os povoados da região, possui uma população de aproximadamente 23 mil habitantes, sendo 80% desses constituída de pescadores. “Apresenta como principal atividade econômica a pesca com foco para a atividade artesanal”, acrescentou Edson Araújo.

 

De acordo com Edson Araújo, o potencial econômico da região justifica a necessidade de incrementar o conhecimento do pescador para melhor viabilizar o processo produtivo de sua atividade. “A medida está voltada para a implementação de uma política pública de pesca e a redução do índice de analfabetismo entre os pescadores e aquicultores, ampliando o direito de acesso à alfabetização, promovida pelo Ministério da Educação, por meio do Programa Brasil Alfabetizado”, explicou.

 

 


Banner