Braide pede a construção de mais centros de ajuda a dependentes químicos na capital

Agência Assembleia
22/06/2015 20h05

O deputado Eduardo Braide (PMN) anunciou nesta segunda-feira (22), durante pronunciamento, que protocolou indicação na Assembleia, solicitando que o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, determine a elaboração e apresentação de projetos ao Ministério da Saúde, para construir mais seis Centros de Atendimento Psicossociais para Álcool e Drogas (CAPSAD), em São Luís.

O parlamentar disse que os CAPSAD são extremamente necessários para ajudar a cuidar das pessoas usuárias de drogas que circulam pela capital maranhense e, muitas vezes, são tratados simplesmente com uso da força policial. “Na verdade, essas pessoas são vítimas de um problema de saúde pública, que exige uma atenção especial das autoridades competentes”, afirmou.

Na ocasião, Eduardo Braide disse acreditar que é uma boa causa o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de São Luís - a exemplo do que já vem acontecendo em outras parcerias institucionais nos setores de Saúde, Infraestrutura, Educação e outras - darem as mãos e partirem para o enfrentamento dessas situações dos usuários de drogas na capital maranhense.

Na opinião do parlamentar, se a Prefeitura conseguir a construção dos novos CAPSAD e o Governo do Estado reforçar o trabalho da sua rede de atendimento aos usuários de drogas, a situação será diminuída, melhorada e até finalizada, porque contribuirá para a retirada dessas pessoas das ruas e também para a diminuição da violência que avança São Luís.

MAIS SEIS CAPS

No pronunciamento, Eduardo Braide parabenizou o Jornal Pequeno pela publicação de uma entrevista com o Dr. Marcelo Costa, do Centro de Assistência Psicossocial para Álcool e Drogas (CAPS/AD) do Estado. Costa  chegou à conclusão de que a capital maranhense precisa de, no mínimo, mais seis CAPS desse para que possa realmente receber esses usuários de drogas.

O trabalho com os usuários de drogas é feito em parceria com a Polícia Civil e os Centros de Assistência Social. Eduardo Braide comentou que o delegado responsável pelo trabalho com os usuários de drogas na capital, Dr. Rodson Almeida, explica e diz uma frase que é sintomática: “o recolhimento dos drogados não faz sentido se não temos para onde encaminhá-los.”

Finalizando, o parlamentar disse que soube por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), que a Prefeitura de São Luís já possui três CAPS: o CAPSAD do Filipinho, o CAPS II no Olho D’água e o CAPS I, no Turu. Mas, segundo o deputado, existe um levantamento da Organização Mundial de Saúde que para cada 200 mil habitantes, precisa-se especificamente de um CAPS.