Adriano Sarney repercute resultado da audiência sobre poluição nas praias

Nice Moraes/Agência Assembleia
24/06/2015 12h58

Adriano Sarney repercute resultado da audiência sobre poluição nas praias

O deputado Adriano Sarney (PV) repercutiu, na sessão desta quarta-feira (24) a Audiência Pública realizada ontem, pela Comissão de Meio Ambiente, da Assembleia Legislativa, onde foram tratadas questões referentes à poluição das praias e rios da capital maranhense.

De acordo com Adriano Sarney a audiência - que contou com as presenças de representantes da sociedade civil, do governo do Estado, da Prefeitura de São Luís,  do governo Federal e da Universidade Federal do Maranhão – UFMA - foi motivada por uma reportagem do Jornal O Imparcial, sobre os rios poluídos da Grande Ilha de São Luís, que foi baseada no estudo feito pelo professor Odilon de Melo, do Departamento de Oceanografia, da UFMA.

Durante a explanação, o professor Odilon de Melo afirmou que os rios Calhau e Pimenta são os mais poluídos da Grande Ilha do Maranhão, devido a grande quantidade de dejetos que são jogados ali diariamente.  Disse também, que cerca de 50% da poluição desses rios, é devido ao saneamento básico. Sobre essa questão, Adriano Sarney lembrou que o problema está perto de ser sanado através do PAC do Saneamento Básico, que está sendo gerenciado pela CAEMA, que contempla uma série de obras de saneamento básico, e que tem como meta tratar de 75% do esgoto da Grande Ilha.

“Nós vamos acompanhar junto com a CAEMA essas obras do PAC, cuja segunda etapa vai finalizar no final do ano que vem e, se tudo der certo, 50% do problema da poluição dos rios, vai acabar”, afirmou Adriano Sarney, frisando ainda que, após a visita, os membros da Comissão vão detalhar esses projetos junto à Universidade Federal do Maranhão, para saber se estão no caminho certo.

Adriano Sarney também destacou que outra questão levantada na audiência pública foi em como a Caema é, segundo ele, um órgão historicamente deficitário, vai conseguir cuidar deste novo sistema que é maior do que o atual. “Sabemos que a Caema tem muito problema de ordem de investimento. Como é que a empresa, que hoje é responsável apenas por 5% do esgoto que é tratado aqui na grande ilha, vai dar conta de 75% desse esgoto?”, questionou ele.

LIXO IN NATURA

Ainda segundo o deputado, outra questão importante - e que faz parte dos outros 50% responsável pela poluição dos rios - é a disposição in natura do lixo, principalmente, na área rural, a exemplo de São José do Ribamar e Iguaíba, na região de Paço do Lumiar, e a região rural de São Luís. “A população pega o lixo e joga diretamente dentro do rio, e isso ocasiona a poluição dos rios, e, consequentemente, a poluição das nossas praias. Então, essas questões todas têm que ser atacadas”.

Finalizando, Adriano Sarney afirmou que a Comissão fará outras reuniões para discutir o assunto junto com a UFMA, a prefeitura de São Luís, o governo do Estado, o governo Federal, a Assembleia Legislativa, as ONGs, e a Sociedade Civil, para avançar sobre essa questão da poluição nas praias e rios da Grande Ilha.

“Vamos estar vigilantes em relação a isso. Vamos visitar as obras, ver a tecnologia aplicada, cobrar do governo, cobrar da CAEMA par que essas obras sejam feitas para solucionar 50% do problema. Os outros 50%, nós vamos ficar atentos à coleta urbana junto à Secretaria de Meio Ambiente Estadual e Municipal. Esse é um problema que é não apenas do turismo ou econômico, mas é um problema, sobretudo, de saúde da nossa população que é diariamente atacada por novos vírus, por novas doenças que eu tenho a certeza absoluta, que saem desse problema do lixo e da poluição dos rios e das nossas bacias hidrográficas”, acentuou Adriano Sarney.