Wellington quer instituir a Semana Estadual de Prevenção e Enfrentamento às Drogas

icone-whatsapp
Assecom/ Dep. Wellington do Curso
26/06/2015 16h11

Wellington quer instituir a Semana Estadual de Prevenção e Enfrentamento às Drogas
Foto original

 

Em alusão ao Dia Internacional de Combate às Drogas, comemorado em 26 de junho, o deputado estadual Wellington do Curso (PPS) apresentou, na última quinta-feira (25), Projeto de Lei que institui a Semana Estadual de Prevenção e Enfrentamento às Drogas.

 

Ao debater sobre o Projeto, o parlamentar ressaltou dados do CNJ que demonstram que 75% dos jovens infratores no Brasil são usuários de drogas, revelando assim a íntima relação entre o consumo de drogas e a criminalidade.

 

“Segundo dados do Relatório Mundial sobre Drogas da ONU, cerca de 5% da população mundial, entre 15 e 64 anos, o que corresponde a uma média de 243 milhões de pessoas, usa drogas ilícitas. Conforme apontam os dados do CNJ, há uma íntima relação entre o consumo de drogas e a criminalidade. Analisando-se o consumo de drogas em nosso Estado, pode-se mencionar a situação de bairros da capital maranhense, como o Coroadinho, que, de acordo com pesquisas, tem pelo menos 65% dos jovens envolvidos em crimes ou que consomem algum tipo de droga. O uso de drogas é um mal social que arruína sonhos e destrói vidas. Partindo de tal realidade, torna-se de suma importância a Prevenção e o Combate ao uso de drogas, objetivando atenuar o deprimente cenário da criminalidade que permeia nossa sociedade e, assim, zelar pela preservação de futuros e famílias que têm sido destruídas”, disse.

 

O PROJETO


A Semana Estadual de Prevenção e Enfrentamento às Drogas prevê a difusão de informações sobre o uso de drogas lícitas e ilícitas promovendo eventos, a fim de se divulgar boas práticas de prevenção, acolhimento, tratamento e reinserção social e econômica de usuários de drogas.

 

O principal objetivo do projeto é fortalecer os laços comunitários, a fim de reduzir a possibilidade de submissão dos cidadãos pelo narcotráfico. Almeja-se, assim, a segurança social e o zelo pelos futuros que, através das drogas, têm sido destruídos.


Banner