Valéria parabeniza reestruturação de aeroportos do Maranhão

Jacqueline Heluy/ Agência Assembleia
02/07/2015 18h48

Valéria parabeniza reestruturação de aeroportos do Maranhão

Em discurso na sessão desta quinta-feira (2), a deputada Valéria Macedo (PDT) parabenizou o governador Flávio Dino pela assinatura do Termo de Delegação de Aeroportos que permitirá investimentos do Governo Federal no valor de R$ 270 milhões para a reestruturação de 11 aeroportos do Maranhão.

Valéria Macedo participou da solenidade de assinatura do Termo, na tarde da última quarta-feira (1), no Palácio dos Leões, com a presença do vice-governador Carlos Brandão, representando o governador Flávio Dino, do senador Roberto Rocha, deputados estaduais, o secretário de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, prefeitos, representantes da Secretaria de Aviação Civil e de várias instituições.

Em seu pronunciamento durante a sessão, a deputada disse que esteve presente na inauguração do aeroporto da cidade de Carolina, ocasião em que pode constatar o grande anseio da população pela melhoria da infraestrutura aeroviária, como também da necessidade de estruturação do aeroporto de Balsas, que é importante para o desenvolvimento do agronegócio no Maranhão.

Valéria informou que durante a solenidade no Palácio dos Leões teve a oportunidade de ouvir a explanação dos técnicos da Secretaria de Aviação Civil, que informaram como será desenvolvido o projeto de reestruturação dos aeroportos do Maranhão. Nesta primeira etapa serão contempladas as cidades de Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Carolina, Pinheiro e Santa Inês.

“O resultado desse empreendimento será o desenvolvimento econômico do nosso estado. As distâncias serão diminuídas para que os empresários de outros estados venham conhecer os nossos recursos naturais, os nossos recursos minerais e as nossas potencialidades, a fim de investir em nossos municípios e no nosso estado”, destacou Valéria.

TURISMO

Na avaliação da deputada Valéria Macedo, o turismo será o grande beneficiado com este projeto, principalmente em Carolina, região da Chapada das Mesas, Balsas, com a ampliação do agronegócio, e Imperatriz, que terá o seu aeroporto reestruturado.

Ela destacou que, para o aeroporto de Imperatriz, o prefeito Sebastião Madeira solicitou a instalação de um equipamento que vai facilitar a aterrissagem de grandes aeronaves devido à dificuldade de pouso ocasionada por nevoeiro durante o verão, comum na região considerada portal da Amazônia.

“Foi cobrado o aparelho para que o aeroporto de Imperatriz tenha a segurança no pouso dos aviões de grande porte, da mesma forma que também foi solicitada a reestruturação do aeroporto de Balsas, que precisa de outro espaço, porque, com o crescimento da cidade, o aeroporto está inviável de funcionamento e não tem condições técnicas”, esclareceu Valéria.

Segundo a deputada Valéria Macedo, a destinação de mais de 270 milhões para a reestruturação dos aeroportos é um investimento em um serviço público de grande incentivo à economia do Maranhão. “Teremos incentivo na pecuária, na agricultura, no desenvolvimento social e, principalmente, nas potencialidades turísticas do nosso estado”.

Valéria Macedo destacou, ainda, que, com a reestruturação dos aeroportos, os investimentos vão chegar ao Maranhão com mais celeridade, alavancando o desenvolvimento de todos os municípios em que estes aeroportos estejam localizados, incentivando, principalmente, a economia local e regional.

“Parabenizo o nosso governador por mais essa atuação importante para a melhoria da qualidade de vida do povo maranhense, também os secretários de Estado, a Assembleia Legislativa e todos os deputados que vêm apoiando essa iniciativa importante para o desenvolvimento do Maranhão”, ressaltou Valéria.