Gedema entrega doações na Escola Comunitária Rosa de Sahron

Jéssica Barros / Agência Assembleia
01/06/2015 12h35

Gedema entrega doações na Escola Comunitária Rosa de Sahron

Mais uma instituição foi beneficiada como resultado do Brechó Solidário. O Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema)  esteve na manhã desta segunda-feira  (1°), na Escola Comunitária Rosa de Sahron, localizada no bairro Salinas do Sacavém, que atende 270 pessoas, entre crianças e idosos, para a entrega de alimentos (leite em pó, tapioca, cremogema e farinha láctea), kits de higiene (sabonete,  shampoo, fraldas infantis e escova), além de brinquedos.

Na ocasião, as esposas foram recepcionadas pela diretora Aparecida de Figueiredo, que também é a presidente da Associação das Donas de Casa da Salina do Sacavém, responsável pela creche. Ela explicou a história e funcionamento do local.

De acordo com Aparecida, a Creche, que funciona desde 93, sobrevive de doações e de um convênio  federal com a Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) firmado em 2009. O Fundo é responsável pelo pagamento de  16 professores. O problema, segundo ela, é que nem sempre o recurso chega. Este ano, por exemplo, desde janeiro está em atraso.

Por isso, toda ajuda é bem-vinda. Aparecida agradeceu ao grupo de esposas pela iniciativa. “Essa ajuda vem de muito bom agrado, porque nós realmente estamos precisando. Agora em 2015 ainda não recebemos nenhuma ajuda do convênio. A gente tem o compromisso de manter as crianças e os idosos e essa ajuda vai dar uma respirada sem dúvidas. Nas crianças, claro, fica estampado no rosto a alegria de receber os brinquedos. Muito obrigada!”, acentuou.

Diariamente a escola recebe 130 crianças, de 2 a 5 anos,  que permanecem das 7h às 17h. Por isso, almoçam, lancham e jantam. Para garantir a alimentação, as crianças  contam com a ajuda do Mesa Brasil, programa do Sesc Maranhão.

“Essas crianças são de famílias vulneráveis, pais dependentes do bolsa-família e, a maioria deles, são dois, três ou mais irmãos. Ainda bem que tem eles têm a creche. Com os filhos aqui, eles ficam mais tranquilos porque sabem que estão muito bem cuidados e alimentados”, disse a diretora Aparecida.

Além das matriculadas, a Creche Comunitária Rosa de Sahron recebe 50 crianças de bairros no entorno (Pedrinhas, Coroadinho, Salinas do Sacavém, Vila Mariana, Kilômetro Sete e até de Rosário), de 6 a 15 anos,  cadastradas no Serviço de Convivência Fortalecimento de Vínculos  da Secretaria  Municipal de Assistência Social (SEMCAS). Esse serviço visa tirar crianças das ruas e incentivar a permanência na escola.

Já com os 40 idosos, o trabalho funciona como um passatempo para elevar autoestima. Eles desenvolvem atividades corporais (recreação, ginástica, canto e dança), curso de artesanato, pintura em tecido e produção de bijuterias. De acordo com a diretora, a ideia é que eles não fiquem ociosos na terceira idade.

Depois de conhecer a estrutura e o funcionamento do local, a presidente do Gedema, Dra. Cleide Coutinho, enfatizou a ação. “Cada visita que a gente faz é uma nova história que a gente conhece. Aqui nós conhecemos o belíssimo trabalho da dona Aparecida e de sua equipe e vimos de perto o quanto essas crianças são necessitadas, então, é uma felicidade saber que o Gedema de alguma forma está colaborando para trazer alegria a elas”.

No mesmo sentido, a vice-presidente Sandra Lima disse que “é uma honra fazer essas doações, além de ser uma forma de levar solidariedade para as crianças e é um trabalho que o Gedema  vem fazendo com continuidade e que está dando certo”.