Vinicius Louro participa do lançamento do Primeiro Plano Agrícola e Pecuário

Assecom/ Dep. Vinícius Louro
18/06/2015 17h32

Vinicius Louro participa do lançamento do Primeiro Plano Agrícola e Pecuário

O deputado estadual Vinicius Louro (PR), a convite do governador Flávio Dino (PCdoB), participou do lançamento do primeiro plano Agrícola e Pecuário do Maranhão com o Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto (PDT) Coutinho, Rafael Leitoa (PDT), Hemetério Weba (PV), Fábio Braga (PTdoB) no Palácio do Leões nesta quinta 18/06.

Desenvolvido por meio da Secretaria de Agricultura e Agropecuária, o PAP é fruto de amplas discussões entre o governo estadual, federal e municipal e envolve todas as secretarias do setor produtivo (Agricultura, Pecuária, Agricultura Familiar, Pesca, Aquicultura e Indústria e Comércio).

Na apresentação do Plano, o governador Flávio Dino afirmou que entre tantos projetos apresentados, os que devem ser melhor aproveitados são os do setor agrícola. Por isso, disse que vai fazer o possível para reerguer o sistema de agricultura do Maranhão.

“É um fato inédito que conta com a integração de várias secretarias, sob a coordenação de agricultura e pecuária porque esse é o caminho fundamental para que tenhamos indicadores sociais melhores. Nós precisamos aumentar a produção e o caminho em que o Maranhão tenha mais condição de crescer economicamente, é através do chamado setor primário: agricultura, pecuária, extrativismos e pesca”, acentuou o governador.

Para o deputado Vinicius Louro o Governo do Maranhão está no caminho certo. “É uma grande iniciativa do nosso governador Flávio Dino em garantir através do Plano Agrícola uma ferramenta fundamental para o planejamento e execução das políticas públicas deste importante setor para o desenvolvimento do nosso Estado”, declarou Vinicius Louro.

O Plano prevê, para além da interface com o Plano Nacional, um enfoque territorial, trabalhando a municipalização da produção e do abastecimento, assim como a reestruturação e integração das câmaras setoriais e será colocado em prática por meio dos instrumentos de linhas de créditos, apoio à comercialização, gestão de risco rural e capacitação. Já os agropolos, que começaram a ser implantados em março, serão a base do planejamento, pois permitem identificar e agrupar municípios segundo suas atividades, arranjos produtivos locais e cadeias estabelecidas.