Léo Cunha inicia luta pela adequação de aeroportos regionais no Maranhão

Assecom/ Dep. Léo Cunha
03/07/2015 10h30

Léo Cunha inicia luta pela adequação de aeroportos regionais no Maranhão

O deputado estadual Léo Cunha (PSC) comemorou a inclusão do Maranhão no Plano Nacional de Aviação Regional, medida que vai possibilitar investimentos da ordem de R$ 270 milhões na implantação e adequação de onze aeroportos regionais no Estado.

O parlamentar da região Tocantina acompanhou de perto, na tarde de quarta-feira (1°), o ato solene de assinatura do Termo de Delegação de Aeroportos para Implantação no Maranhão, evento com a presença do vice-governador Carlos Brandão, e de representantes da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, do Governo do Estado, além de prefeitos dos municípios que serão contemplados pelo Termo de Delegação.

“Estou muito satisfeito com essa iniciativa, um grande passo foi dado para incluir o Maranhão nas rotas regionais. Nosso esforço para o fortalecimento da economia e da cadeia turística não foi em vão e o governador Flávio Dino soube no momento certo dar início ao processo que visa grandes melhorias em nossos aeroportos”, destacou Léo Cunha.

Neste primeiro momento seis municípios serão contemplados com reformas e adequações de aeroportos, são eles: Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Carolina, Pinheiro e Santa Inês. Em breve as cidades de Imperatriz, Balsas, Caxias, Governador Nunes, e São João dos Patos totalizarão as onze localidades previstas pelo Programa de Aviação Regional. A cidade de Carolina foi a primeira a ser beneficiada com a medida.

“Carolina, na região Tocantina, já teve seu aeroporto adequado e reaberto após mais de vinte anos sem operações. Já há uma grande procura de passageiros vindos de outras regiões para conhecer as belezas naturais do Sul do Maranhão. A economia da região ganha e o Maranhão desponta no cenário nacional”, detalhou o parlamentar.

CONQUISTA

A luta do deputado Léo Cunha é antiga para que o Maranhão fosse definitivamente incluído no roteiro dos aeroportos regionais. Recentemente, o parlamentar esteve em Brasília (DF) e acompanhado do deputado federal Hildo Rocha, esteve reunido com o ministro-chefe da Aviação Civil, Eliseu Padilha, onde formalizou o pedido para inclusão do estado no Plano de Aviação e falou sobre a importância da estruturação desses aeroportos para pouso de aeronaves com capacidade maior de passageiro e de cargas, integrando os municípios às aerovias comerciais.

Após o encontro, o ministro Eliseu Padilha firmou compromisso e se prontificou em atender as reivindicações apresentadas por Léo Cunha. “Essa vinda dos deputados Léo Cunha e Hildo Rocha só nos dá motivação ainda maior para trabalhar pela inclusão dos aeroportos regionais no Maranhão. Essa medida vai permitir melhorias na infraestrutura aeroportuária, atração de novos turistas e também garantir passagens mais baratas, iniciativas que já estão inclusas nesse programa”, disse à época, o ministro.

O ministro também falou a respeito da inclusão de Imperatriz no roteiro dos voos regionais e reiterou o compromisso já firmado com o parlamentar, para que a cidade ganhe em breve mais opções de rotas. “Imperatriz tem um aeroporto dentro dos padrões, muito bem estruturado e vamos também trabalhar para atender esse pedido do Léo Cunha, a de incluir o município nas rotas regionais”, finalizou.

LUTA POR MAIS MELHORIAS

Preocupado com os constantes transtornos ocasionados pelo atraso nos voos no Aeroporto de Imperatriz, em razão das mudanças climáticas, Léo Cunha também apresentou um pedido para a Secretaria de Aviação Civil para aquisição de um aparelho DVOR-DME, que permite as aeronaves localizarem o aeroporto onde o equipamento está instalado e melhore a precisão de distância entre a aeronave e o solo. “O aparelho já existe no aeroporto, porém, se encontra ultrapassado, a troca por outro mais moderno seria a solução a fim de melhorar as operações de pouso e decolagem”, explicou Léo Cunha.

Quanto à inclusão do aeroporto da cidade na rota regional, o deputado afirma que além da comodidade em poder pegar um voo direto, o cidadão também terá a vantagem de pagar mais barato. “Com os voos regionais as passagens ficam mais baratas com custos subsidiados pelo Governo Federal, e os passageiros terão maior comodidade, pois não terão necessidade de fazer grandes conexões até chegarem a seu destino”, finalizou Léo Cunha.