Dr. Levi esclarece sobre inauguração do hospital Macrorregional de Santa Inês

Ribamar Santana/ Agência Assembleia
06/07/2015 22h23

Dr. Levi esclarece sobre inauguração do hospital Macrorregional de Santa Inês

O deputado Dr.Levi Pontes (SD) anunciou da tribuna da Assembleia, na sessão desta segunda-feira (06), que o hospital Macrorregional de Santa Inês, só poderá ser inaugurado dentro de 30 a 60 dias, devido a pendências de documentos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES). “Todos esses problemas influenciados pela gestão anterior que deveriam ter sido corrigidos como elemento prévio do projeto a ser aprovado”, afirmou.

Segundo o deputado, a obra dessa unidade de saúde encontra-se paralisada devido a várias pendências como, por exemplo, o estudo hidrogeológico do poço e a autorização da Vigilância Sanitária. “Por isso é que houve essa paralisação e é por isso que pedimos ao nobre deputado Sousa Neto (PMDB) que entenda as razões pelas quais não vai ser inaugurado o hospital de imediato”, esclareceu.

Diante da informação, o deputado Sousa Neto, em aparte, disse que o deputado Dr. Levi Pontes estava equivocado e que deveria estar se referindo ao Centro de Hemodiálise, que está integrado ao hospital. “Digo isso para deixar o colega a par da situação. Convido-o, inclusive, para visitar junto comigo. Tenho certeza que Vossa Excelência está falando do Centro de Hemodiálise”, reafirmou Sousa Neto.

Em seu pronunciamento, o deputado Dr. Levi Pontes pediu a deputada Andrea Murad (PMDB) que procurasse tratar seus opositores com um pouco de despojamento no que diz respeito à qualificação das pessoas e do ser humano. “Noto que a deputada, apesar de ser mãe, mulher, às vezes, usa adjetivos muito pejorativos”, advertiu.

Andrea Murad retrucou afirmando que sempre pautou sua conduta como cidadã prezando pelo respeito às pessoas, independente de quem elas sejam, inclusive com o governador Flávio Dino (PC do B), a quem, ressaltou, nunca atacou sua honra, mas que jamais vai abrir mão de criticá-lo como gestor. “Não existe um deputado nesta Casa que tenha sido mais achincalhado do que eu. Meu pai já chamado aqui nesta tribuna diversas vezes de ladrão”, observou.

Funcionamento das UPAs

Na oportunidade, o deputado Dr. Levi Pontes esclareceu que as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), de São Luís, vivem superlotadas devido à mudança dos critérios de atendimento. “Até então elas atendiam a um público super seletivo, elas eram fechadas. Não atendiam às ambulâncias e não tinham essa ligação com os municípios. Hoje, elas têm características totalmente diferentes do governo passado”, explicou.

Dr. Levi pontes revelou que, em breve, serão colocados 150 leitos novos nas UPAs de São Luís para, assim, cumprirem sua função, não escolhendo pacientes, atendendo a todos sem carimbo, não interessando se é municipal, estadual ou federal, mas que seja um ser humano. “Por isso vamos criar esses leitos de retaguarda, para diminuir o congestionamento que existe hoje dentro das UPAs.”, afirmou.

O deputado Dr. Levi Pontes enfatizou que seu grupo político não vai abdicar do direito de governar, conquistado com a vitória nas urnas, que o governador está no caminho certo, e os números indicam que conta com o apoio e o respaldo daquele que mais precisa, que é o povo pobre e humilde do Estado do Maranhão. “Entendo que o papel da oposição é esse mesmo, principalmente depois de muitos nos de mando. É muito difícil se desapegar do poder, das benesses do poder. A cada dia aumenta a popularidade do governador, o próprio povo vai entender e a nobre e querida deputada vai ficar sem discurso”,disse.