Deputado Vinicius Louro declara apoio a criação do PR Negro no Maranhão

icone-whatsapp
Assecom/ Dep. Vinicius Louro
14/07/2015 10h56 - Atualizado em 17/07/2015 09h07

Deputado Vinicius Louro declara apoio a criação do PR Negro no Maranhão
Foto original

O vice-presidente do Partido da República no Maranhão, deputado estadual Vinicius Louro, recebeu em seu gabinete nesta segunda (14) o professor Neto de Azile, articulador do PR Negro no Maranhão, ao lado do ex-deputado Raimundo Louro. De acordo com Neto Azile a criação do PR Negro se justifica na ausência de representações no cenário político maranhense, considerando que a população declarada em todo o Estado é de preta e parda, corresponde a 72,21% segundo o censo de 2010.

“A criação do PR Negro no Maranhão está pautada na reorganização do Movimento Negro e também na instalação do Núcleo de Combate ao Racismo do Partido da República – PR Negro MA, com o objetivo de subsidiar as ações do partido para o seu fortalecimento e ampliação de sua representatividade no Estado”, explicou o idealizador do partido.

O núcleo de combate ao Racismo do Partido da República (PR Negro MA) é um departamento que tem como objetivo atuar nas pautas políticas do partido, combater o racismo das populações periféricas, tradicionais e a população negra do Maranhão. “A política do Partido da República tem sido de total apoio ao combate ao racismo e aos menos favorecidos. A criação do PR Negro, apoiado pelo nosso Presidente Josimar de Maranhãozinho representa o quanto estamos engajados nesta política, visando combater as desigualdades étnicas e raciais”, afirmou o deputado Vinicius Louro.

Considerando que o segmento afrodescendente muito contribuiu para a construção econômica e cultural deste país, do Estado, bem como da realidade de São Luís, e ainda se encontram na invisibilidade socioeconômica, órfãos de políticas públicas eficientes para a melhoria da qualidade de vida. Esta realidade é claramente expressa nos índices de mortalidade consequente da violência urbana, no acesso ao sistema educacional, saúde, habitação, sem falar no caótico e ineficaz sistema de transporte público. São com essas questões que o PR Negro pretende atuar, dando prioridade e fazendo políticas públicas para minimizar os danos históricos sofridos pela cultura negra do Brasil.


Banner