Deputada Francisca Primo parabeniza cidade de Imperatriz por seu aniversário

Nice Moraes/ Agência Assembleia
14/07/2015 14h32 - Atualizado em 17/07/2015 09h35

Deputada Francisca Primo parabeniza cidade de Imperatriz por seu aniversário

A deputada Francisca Primo (PT) apresentou Indicação pedindo à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa que encaminhe mensagem de congratulações ao município de Imperatriz, pela comemoração da passagem do seu 163º ano de emancipação política, que ocorrerá no próximo dia 16 de julho. Também pediu que fosse dada ciência ao prefeito Sebastião Madeira e ao presidente da Câmara de Vereadores, vereador José Carlos Soares Barros.

A fundação de Imperatriz se deu em 16 de julho de 1852, três anos depois da partida da expedição que saiu do porto de Belém, em 26 de junho de 1849. O Frei Manuel Procópio do Coração de Maria, capelão da expedição, foi o fundador da povoação, que recebeu inicialmente o nome oficial de Povoação de Santa Teresa do Tocantins. Hoje, por força de seu grande desempenho nos setores do comércio e da prestação de serviços, Imperatriz ocupa a posição de segundo maior centro político, cultural e populacional do estado, 3º maior PIB do Maranhão.

“Imperatriz é o maior entroncamento comercial, energético e econômico do estado, e possui um posicionamento estratégico útil para todo o norte do país”, destacou Francisca Primo.

O município tem um movimentado sistema multimodal de transporte ferroviário, rodoviário, hidroviário e aeroviário. Imperatriz tornou-se um dos maiores polos de comércio atacadista do país, além de ser também um importante polo industrial moveleiro, madeireiro, confeccionista, coureiro calçadista, de águas minerais e refrigerantes, derivados do leite, e de prestação de serviços.

A história e o desenvolvimento de Imperatriz deram-lhe diversostítulos, entre eles o de “Portal da Amazônia - Capital da Energia”.