Parlamentares participam do lançamento do programa estadual PreUNI

icone-whatsapp
Andressa Valadares/ Agência Assembleia
13/08/2015 12h16 - Atualizado em 13/08/2015 19h11

Parlamentares participam do lançamento do programa estadual PreUNI
Foto original

Ontem, Dia Internacional da Juventude, o Governo do Estado lançou o programa Pré-Universitário (PreUNI) e divulgou a lista de selecionados na primeira etapa do programa CNH Jovem. Os programas devem beneficiar 20 mil jovens do Maranhão, principalmente aqueles de escolas públicas do estado.

O PreUNI disponibiliza ferramentas de estudo através de um aplicativo para jovens que estejam em fase de preparação para ingressar na Educação Superior, com foco no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Já o CNH Jovem disponibiliza a Carteira Nacional de Habilitação para 2 mil jovens egressos da rede pública de ensino, que não tenham condições de pagar pela primeira habilitação e que tenham se submetido ao Enem em 2014.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Humberto Coutinho (PDT), participou do evento e ressaltou a importância de ambos os programas. “São 2 mil jovens de 18 a 21 anos que vão ter uma carteira. Pessoas humildes e pobres que não têm recurso de R$ 1.500 para tirar uma habilitação. Já o PreUNI dará o curso pré-vestibular também para os jovens de escolas públicas, pois o Maranhão tem os piores índices”, assinalou.

Entusiasmado, o governador Flávio Dino (PCdoB) destacou a importância da valorização e inclusão da juventude maranhense, que são o futuro do estado. Ele adiantou que, para o primeiro semestre do ano que vem, o CNH Jovem deve ampliar o número de vagas para 3 mil jovens contemplados. “Essa é a prova que nós estamos acreditando muito no trabalho com a atual geração de crianças e jovens. Que os maranhenses de amanhã possam ter mais capacidades, mais habilidades e mais condições para fazer, no futuro, um trabalho ainda maior e melhor em favor da população do nosso estado”, completou.

Os deputados estaduais Vinicius Louro (PSD), Marco Aurélio (PCdoB), Raimundo Cutrim (PCdoB), Rafael Leitoa (PDT) e Ana do Gás (PRB) também prestigiaram o lançamento do PreUNI e divulgação dos aprovados no CNH Jovem. Os parlamentares acreditam que, com o aplicativo, milhares de jovens da rede pública de ensino terão mais oportunidades de aprender e contribuir para o avanço educacional do Maranhão.


Banner