Raimundo Cutrim presta homenagem ao Dia do Maçom

20/08/2015 12h55

Raimundo Cutrim presta homenagem ao Dia do Maçom
Dep. Raimundo Cutrim | foto: Kristiano Simas/ Agência Assembleia

O deputado Raimundo Cutrim (PCdoB) destacou, na sessão desta quinta-feira (20), o Dia do Maçom, comemorado hoje, em todo o Brasil. Ele aproveitou para cumprimentar o grão-mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Maranhão, João de Castro, representando todos os irmãos maçons desta potência.

“Eu me sinto gratificado em estar falando neste momento, como irmão, do dia 20 de agosto.  O trabalho da Maçonaria não é só no Brasil, mas em todo o universo”, afirmou Raimundo Cutrim.

Ele afirmou também que houve dissidências no Grande Oriente. A primeira foi em 1927 e, a outra, em 1973. Hoje, no Maranhão, existem duas potências da Grande Loja Maçônica: a do Grande Oriente Autônomo e do Grande Oriente do Brasil. Ao todo, soma-se 102 lojas com essas potências.

“A Maçonaria vai dar a sua parcela de contribuição no município de Belágua em uma grande ação que será desenvolvida pelo governo do Estado no dia 20 de setembro. Nós temos que unir as forças para que a gente possa tirar esses municípios da situação diferenciada.  A Maçonaria estará não só nessa ação, mas em todas as atividades sociais que realmente, de maneira pacífica, possam contribuir com o fortalecimento do nosso Estado.

HISTÓRIA DA MARÇONARIA

Raimundo Cutrim lembrou que na história há muitos mistérios que envolvem os maçons e os rituais maçônicos, mas esta data – 20 de agosto - foi escolhida para celebrar o importante papel desta sociedade, que anteriormente chamava-se de Secreta. “Hoje costumamos dizer que é mais discreta”, disse Raimundo Cutrim, frisando que a Maçonaria teve participação em um dos momentos históricos mais importantes do país, que foi a Independência do Brasil.

De acordo com a história maçônica, no dia 20 de agosto de 1822, aconteceu uma sessão histórica entre as Lojas de Maçonaria, Comércio e Artes, União e Tranquilidade, na cidade do Rio de Janeiro. “Na ocasião, o irmão Gonçalves Ledo fez um discurso emocionante e inspirador, pedindo a independência do Brasil. A ideia de Gonçalves foi aprovada por todos os irmãos que se faziam presentes naquela reunião e registrada na Ata do Calendário Maçônico número 20º do 6º mês do ano da Verdadeira Luz de 5.822”.

Ainda segundo o deputado, esta data convertida para o calendário gregoriano - que é usado na maioria dos países ocidentais - seria equivalente ao dia 20 de agosto de 1822. Teria sido por impulso da sociedade maçônica que o príncipe regente Dom Pedro I teria proclamado a Independência do Brasil no dia 07 de setembro de 1822, menos de um mês depois da grande reunião no Rio de Janeiro. A data oficial foi oficializada no Artigo 179 da Constituição do Grande Oriente do Brasil, tornando o dia 20 de agosto o Dia do Maçom Brasileiro.

Ele ressaltou ainda que o Grande Oriente do Brasil, Marechal Deodoro da Fonseca, participou diretamente na Independência do Brasil e a Proclamação da República, realizada pelo então grão-mestre do Grande Oriente do Brasil. “Se não fosse a experiência iluminada deste grande brasileiro herói nacional, o Brasil teria desfalecido em várias repúblicas. O papel do Grande Oriente do Brasil na formação política do nosso país foi de grande importância”, acentuou o deputado.

Durante os primeiros 40 anos da República, período denominado República Velha, foi notória a participação do Grande Oriente no Brasil na evolução política nacional através de vários presidentes maçons, além de Marechal Deodoro da Fonseca, como Floriano Peixoto, Campos Sales, Emerson da Fonseca, Nilo Peçanha, Venceslau Brás e o Washington Luís.

PRINCÍPIOS DA MAÇONARIA

Os princípios da Maçonaria estão mais alicerçados na liberdade, na democracia, na igualdade e na fraternidade. Existem hoje no mundo, cerca de seis milhões de maçons espalhados pelos cinco continentes. Segundo afirma Raimundo Cutrim, a Maçonaria Operária ou de Ofício adota princípios filosóficos e milenares.