Deputado Vinicius Louro participa da formação dos técnicos que atuarão no "Mais IDH"

icone-whatsapp
Assecom/ Dep. Vinicius Louro
15/09/2015 16h49 - Atualizado em 16/09/2015 12h01

Deputado Vinicius Louro participa da formação dos técnicos que atuarão no "Mais IDH"
Foto original

O deputado Vinicius Louro participou, nesta terça (15), da entrega dos certificados para os 90 técnicos que atuarão no Plano Mais IDH, os profissionais atuarão em 30 municípios com o menor índice de desenvolvimento humano do estado. A entrega das certificações foi feita no auditório do Teatro João do Vale em São Luís, com a presença do Governador Flávio Dino, vice-governador, Carlos Brandão. Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho, representantes da AGERPE (A Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão) e ITERMA (Instituto de Colonização e Terras do Maranhão).

O Plano Mais IDH rural tem como seu objetivo acabar com a fome, superar a extrema pobreza e as desigualdades sociais no meio urbano e rural, por meio de estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. Para o governador Flávio Dino, a superação das desigualdades sociais só serão minimizadas se cada um contribuir com aquilo que sabe para erradicas essas mazelas, por isso a essência do Mais IDH, são os técnicos que oferecerão essas capacitações.

“A alma deste projeto, são vocês técnicos, cuja a missão a partir de hoje é reparar essas desigualdades, a fome que aflige o nosso povo. Vocês são transformadores desta nova realidade. Coloquem em prática, tudo o que aprenderam, trabalhem com o coração para ajudar quem muito precisa para que possamos fazer um estado mais justo e igualitário para todos”, afirmou o governador.

Os profissionais que vão levar Assistência Técnica Rural (Ater) para a agricultura familiar para os municípios maranhenses, concluíram a capacitação, com a visita in loco ao “Sisteminha Embrapa”, em Parnaíba no Piauí.  O Sisteminha segue um modelo agrícola sustentável, com aproveitamento de materiais disponíveis nas regiões de implantação. A implantação da tecnologia consiste no tripé peixe, aves e húmus, em associação com outras atividades da cadeia alimentar, como a cultura de hortaliças e frutas.

O deputado Vinicius Louro parabenizou o governo Flávio Dino por essa iniciativa sustentável que beneficiará os produtores do Maranhão. “Esse é mais um grande plano de crescimento implantado pelo governo Flávio Dino que irá beneficiar as famílias que vivem na zona rural, haja vista que o nosso estado hoje gasta anualmente, 300 milhões de reais com compras de hortifrutigranjeiros. Imagine se a médio longo prazo os nossos produtores puderem aqui colher e produzir essa demanda de alimentos. Mais uma vez o governo de Flávio Dino demonstra sua preocupação com o nosso crescimento e com os nossos produtores, viva o Maranhão”, concluiu o parlamentar.


Banner