Aprovado Requerimento que solicita pensão para viúva de ambientalista assassinado

icone-whatsapp
Andressa Valadares/ Agência Assembleia
16/09/2015 13h54

Aprovado Requerimento que solicita pensão para viúva de ambientalista assassinado
Dep. Eduardo Braide | foto: Agência Assembleia
Foto original

Foi aprovado pelo Plenário, na sessão desta quarta-feira (16), o Requerimento nº 479/2015 de autoria do deputado estadual Eduardo Braide (PMN), solicitando encaminhamento de ofício à presidente Dilma Rousseff (PT). O documento requer a concessão de pensão vitalícia à Maria da Conceição Chaves Lima, viúva do ambientalista e conselheiro da Reserva Biológica do Gurupi, Raimundo Santos Rodrigues, assassinado no dia 26 de agosto deste ano.

De acordo com o Requerimento do parlamentar, a concessão da pensão vitalícia, em caráter de urgência, tem como objetivo proporcionar amparo financeiro à esposa do ambientalista assassinado e aos seus seis filhos, Maria da Conceição Chaves LIma também foi gravemente ferida durante a emboscada que culminou na morte de seu marido.

Em seu discurso na tribuna, o deputado solicitou, mais uma vez, agilidade para que o expediente chegue o mais rápido possível à Presidência da República. O parlamentar destacou que o caso em questão possui todos os requisitos necessários para a concessão da pensão especial e que não é a primeira vez que será concedida pensão em casos como esse.

“Uma pessoa que tem seis filhos e que perdeu o esposo porque estava trabalhando em nome de uma autarquia federal, para buscar preservar o meio ambiente e que está impossibilitada de trabalhar, sob pena de ter a sua vida colocada em risco, como é que essa pessoa irá sustentar a sua família? Peço à Mesa agilidade para que esse expediente chegue até a Presidente da República e que ela possa responder de forma positiva a esse pleito feito pela Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, em nome de toda a população do Maranhão, mas principalmente em defesa daqueles que agem em nome do nosso meio ambiente”, ressaltou.

MEDALHA

O deputado Eduardo Braide também protocolou junto à Mesa Diretora um Projeto de Resolução Legislativa, que institui a Medalha Raimundo Santos Rodrigues como forma de homenagear e relembrar a luta travada pelo ambientalista, por meio do reconhecimento de pessoas e entidades públicas e privadas, que se destacarem em ações de defesa à causa ambiental.

O ambientalista Raimundo Santos Rodrigues, de 54 anos, era conselheiro da Reserva Biológica (REBio) do Gurupi, uma das unidades de conservação da Amazônia Legal ligada ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O assassinato, segundo a Polícia Federal, ocorreu em razão de atividades do ambientalista como conselheiro da Reserva biológica.


Banner