Deputado Cabo Campos se reúne com Secretário de Igualdade Racial

icone-whatsapp
Assecom/ Dep. Cabo Campos
17/09/2015 23h00

Deputado Cabo Campos se reúne com Secretário de Igualdade Racial
Foto original

O deputado estadual Cabo Campos (PP) esteve reunido em seu gabinete, na manhã desta quinta-feira (17), com o Secretário de Estado da Igualdade da Igualdade Racial (Seir), Gerson Pinheiro e seus assessores, para discutir ações que concretizem os avanços na implantação e implementação de Políticas de Promoções da Igualdade Racial.

Foram discutidas ações afirmativas com o objetivo de corrigir desigualdades raciais presentes em nossa sociedade acumuladas ao longo desses anos.

Na ocasião, Campos ressaltou também a importância de se articularem ações que façam referência às melhorias de Políticas de Assistência à Igualdade Racial. “Os avanços são muito significativos nesses anos, porém precisam ser feitos mais em relação ao avanço da igualdade racial. Estamos trabalhando no sentido de ampliar a presença do Poder Público nas comunidades quilombolas, por meio de leis para o desenvolvimento sustentável dessas comunidade”, disse Campos.

O parlamentar solicitou auxílio de outros parlamentares e destacou que a luta envolve também a luta das famílias dos ciganos, dos índios e de todas as comunidades.

DADOS

O Estado do Maranhão é um dos cinco no Brasil cuja constituição reconhece às comunidades quilombolas o direito à propriedade da terra. Essa garantia é fruto da luta do movimento negro, que conseguiu a inclusão do artigo 229 na Constituição Estadual do Maranhão, promulgada em 1989.

Hoje, no Brasil, são 3.524 comunidades remanescentes de quilombos. No Maranhão, segundo o Centro de Cultura Negra, existem 527 comunidades quilombolas, distribuídas em 134 municípios. Elas concentram-se principalmente nas regiões da Baixada Ocidental, da Baixada Oriental, do Munim, de Itapecuru, do Mearim, de Gurupi e do Baixo Parnaíba.

 


Banner