Profissionais da Saúde da Assembleia participam de treinamento com o Samu

icone-whatsapp
Jéssica Barros / Agência Assembleia
18/09/2015 10h33 - Atualizado em 18/09/2015 10h53

Profissionais da Saúde da Assembleia participam de treinamento com o Samu
Profissionais da Saúde da Assemnbleia participam da 2º etapa de treinamento do Projeto Samu | foto: Márcio Diniz/ Agência Assembleia
Foto original

Com o apoio do Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), profissionais da Diretoria Médica da Assembleia Legislativa, participaram, na manhã desta sexta-feira (18), do Curso de Suporte Avançado de Vida, oferecido pelo Samu em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Esta é a segunda etapa do treinamento para enfermeiros e médicos da Casa.

Dessas vez, os profissionais receberam orientações técnicas para agir diante de pacientes com parada cardiorrespiratória utilizando o desfibrilador manual, através de aulas teóricas e práticas, ministradas pelo médico socorrista Gilsep Campos Silva e sua equipe de enfermeiros do Samu.

"Nós fazemos a demonstração com manequins que imitam o tamanho e formas reais de um ser humano. Como já diz o nome do curso, essa etapa é um pouco mais avançada e, agora, a equipe vai agir com a presença de um médico, onde faremos o uso do desfibrilador manual, a administração de medicamentos e a intubação. E é importante que esses profissionais estejam preparados, porque esse processo dá 10% de chance de sobrevida para o paciente", explicou o médico.

Para a coordenadora de enfermagem do setor de Saúde da Assembleia, Katyane Vasconcelos, é importante que os profissionais da Saúde estejam preparados para casos de emergência na Assembleia, onde transita um grande fluxo de pessoas.

"É bom estarmos preparados para situações como essa, porque a gente nunca sabe quando vai acontecer uma emergência. Na Assembleia Legislativa, é importante que estejamos sempre atentos pelo número de pessoas que trabalham, entram e saem diariamente", avaliou.

O dr. Jorge Caleb já tem mais de 40 anos atuando na medicina, mas, para ele, é sempre importante se aperfeiçoar, principalmente quando se trata de primeiros socorros. "Um minuto sem atendimento pode ser fatal para qualquer pessoa. Então, precisamos estar bem treinados nesse segundo momento de atendimento da parada cardiorrespiratótia”, enfatizou.

PROJETO SOLIDÁRIO

Além de qualificar o maior número de pessoas, tanto leigos como profissionais da área da Saúde, para trabalhar em situações de urgência, o Projeto Samu Solidário tem o objetivo de arrecadar cestas básicas e brinquedos para serem doados aos mais carentes.

“O Samu Solidário já existe a nível nacional. É um projeto onde todos os Samu’s do Brasil ajudam comunidades mais carentes e instituições de amparo social. A gente passa conhecimento e em troca contamos com a ajuda de doações”, contou a enfermeira Renata Gabriela, instrutora do Núcleo de Educação em Urgência (NEU).


Banner