Deputado Marco Aurélio recebe secretário de Igualdade Racial e membros da Unegro

Assecom/ Dep. Marco Aurélio
18/09/2015 16h52 - Atualizado em 21/09/2015 18h00

O deputado estadual Professor Marco Aurélio (PCdoB) recebeu a visita do secretário estadual de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, e membros da União de Negros Pela Igualdade (Unegro). Em reunião, eles trataram do Congresso Nacional da União de Negros pela Igualdade (UNEGRO), que será realizado em São Luís, nos dias 1,2 e 3 de Abril de 2016 e deve reunir cerca de mil militantes do movimento negro de todo o país, personalidades internacionais com importante atuação em defesa das causas negras.

Marco Aurélio se disponibilizou no apoio à realização do Congresso, colocando o mandato à disposição do movimento negro maranhense para demais bandeiras. O deputado está finalizando  a elaboração de um Projeto demandado pelo movimento,  instituindo o dia do “Dia de Negro Cosme”. Negro Cosme é conhecido como “Imperador da Liberdade”, e foi líder de um dos movimentos negros mais importantes da história do Maranhão, a Balaiada.“O movimento negro possui um papel de extrema importância na criação e desenvolvimento do nosso estado. Firmamos esta parceria com muita alegria e disposição para a defesa desta importante bandeira”, ressaltou o parlamentar.

O secretário Gerson Pinheiro agradeceu o deputado Marco Aurélio e destacou a importância do apoio para a valorização do movimento negro. “A parceria com o deputado Marco Aurélio vai nos ajudar na inclusão do povo negro em condições produtivas e condições de fortalecer a saída do povo do Maranhão do baixo IDH para uma condição de participação melhor no desenvolvimento do nosso país”, afirmou o secretário.

Edson França, Presidente Nacional da Unegro, destacou o crescimento da Unegro, que hoje possui representatividade em 24 estados, além do Distrito Federal. “O Maranhão, por ser um estado com fortes raízes africanas, é imprescindível para o crescimento desse projeto. Sabemos do empenho do deputado Marco Aurélio na defesa dos maranhenses e agradecemos sua parceria a nossa causa”, declarou Edson.

HISTÓRIA

A UNEGRO é uma organização do movimento negro fundada em 14 de julho de 1988, na cidade de Salvador, em pleno processo de redemocratização do País, e tem por objetivo o combate ao racismo e toda forma de discriminação e opressão social.