Deputado Roberto Costa fiscaliza obras no residencial Terra do Sol em Bacabal

Ellen Serra / Agência Assembleia
22/09/2015 10h52 - Atualizado em 22/09/2015 14h38

Deputado Roberto Costa fiscaliza obras no residencial Terra do Sol em Bacabal

O deputado estadual Roberto Costa (PMDB), acompanhado dos vereadores Natália Duda e Serafim Reis - ambos do PMDB – estiveram in loco para vistoriar os trabalhos que estão sendo feitos para solucionar o problema de esgotamento sanitário no residencial Terra do Sol, no município de Bacabal.

Em novembro do ano passado, o parlamentar denunciou na tribuna da Assembleia Legislativa, a situação caótica enfrentada pelos moradores. E através da denúncia feita ao Ministério Público Federal um acordo foi estabelecido entre o MPF, a Caixa Econômica Federal e a empresa Dimensão Engenharia que se responsabilizou em recuperar toda parte de esgotamento sanitário do referido conjunto habitacional.

Entregue há um ano, o residencial Terra do Sol que faz parte do Programa Federal “Minha Casa Minha Vida” é um dos conjuntos mais importantes da cidade de Bacabal. Possui 2.500 casas que reúne, em média, 10 mil moradores “que vivem numa situação difícil, expostos à poluição causada pelo escoamento das fossas sanitárias”, segundo relato da moradora Maria dos Santos.

Durante a visita, Roberto Costa avaliou que é uma necessidade a melhoria da infraestrutura não só da comunidade Terra do Sol, como também de toda região. “A estrada da Bela Vista também precisa ser recuperada urgentemente, pois a população que mora nessa região se desloca para a cidade de Bacabal através dessa estrada. As crianças, os estudantes e os enfermos precisam desse trecho para locomoção”, pontuou.

Vale destacar que o conjunto habitacional se encontra em total abandono. “As quadras poliesportivas, a praça, os canteiros, tudo está abandonado. Precisamos recuperar toda infraestrutura do residencial Terra do Sol para que o direito a moradia digna possa ser restabelecido a essas famílias”, completou Roberto.

Os vereadores Natália Duda e Serafim Reis que também acompanharam a visita destacaram o empenho de Costa na luta pela solução dos problemas na cidade. “Já é a terceira vez que o deputado visita a comunidade para fiscalizar se o trabalho está sendo feito adequadamente e no prazo pré-estabelecido”, disse Natália Duda.

Andamento das obras de Recuperação

De acordo com o engenheiro representante da empresa Dimensão Engenharia, Cadu Farias, responsável pela construção das obras do residencial Terra do Sol todos os trabalhos estão sendo feitos para solucionar o problema.

Há cerca de 30 dias a equipe de trabalho da empresa iniciou as obras de recuperação do esgotamento sanitário. E por se tratar de uma obra de grande complexidade, onde se trabalha numa área habitada e onde já existe rede de água será concluída em três fases.

“Inicialmente colocaremos os tubos na etapa 1 e 2 e com os pontos de capitação. Seguindo para tubulação nas etapas 3 e 4 e parte da 5. Para então, fazermos as lagoas a fim de que possamos entregar a rede de esgoto para os moradores acabando assim com todo transtorno causado”, explicou o engenheiro Cadu Farias.

Todo esse processo deverá ser entregue definitivamente até o início do ano que vem.