Deputada Nina Melo destaca importância da semana nacional de doação de órgãos

22/09/2015 13h21

Deputada Nina Melo destaca importância da semana nacional de doação de órgãos
Dep. Nina Melo | foto: JR Lisboa/ Agência Assembleia

A deputada Nina Melo (PMDB) destacou, na sessão desta segunda-feira (21), o início da Semana Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, que será encerrada no próximo domingo, 27 de setembro, data em que é comemorado o Dia Nacional de Doação de Órgãos.

De acordo com Nina Melo, a doação de órgãos é um gesto de amor e cabe a cada um somente dizer às suas famílias que deseja realizar esse gesto de solidariedade ao próximo.

A deputada Nina Melo ressaltou a própria iniciativa de ser doadora de órgãos e se coloca como divulgadora dessa campanha que vai durar durante toda essa semana. O objetivo, destaca ela, é que mais pessoas se sensibilizem para a importância da doação de órgãos.

“Doar órgãos é um gesto de amor. Nós somos feitos do mesmo barro e o amor ao próximo pode ajudar a salva uma vida”, declarou Nina.

Nina Melo também esclareceu que a campanha é de extrema importância para sensibilizar as famílias e a sociedade, de um modo geral, sobre a doação de órgãos, ao mesmo tempo em que incentiva para que se juntem a essa causa que salva tantas vidas de centenas de pessoas que se encontram na lista de transplantes em todo o estado.

As declarações de Nina Melo em apoio à Semana Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos foram feitas durante a sessão plenária, em aparte ao discurso da deputada Valéria Macedo (PDT), no qual ela defendeu a importância do programa público de doação e transplante de órgãos.

HISTÓRICO

No dia 18 de março de 2000, aconteceu o primeiro transplante renal do Maranhão com doador vivo, pelo Hospital Universitário (HUUFMA). Em outubro de 2005, com a inauguração do laboratório especializado, deu-se início à modalidade de transplante com doador falecido no estado.

No Maranhão, há dois sistemas credenciados pelo Ministério da Saúde para a realização de transplante renal, um em São Luís, no Hospital Universitário da UFMA, e outro em Imperatriz, no Hospital Santa Mônica.

No primeiro semestre de 2015, segundo dados oficiais, o Maranhão realizou 31 transplantes de rim, sendo 26 com doador falecido e cinco de doadores vivos. Em 2014, o número de transplantes renais foi de 34 no estado, sendo 18 com doador falecido e 16 inter vivos, o que significa um acréscimo significativo no primeiro semestre de 2015 em relação a 2014.

Em relação ao transplante de córneas, foram realizados 69 procedimentos de janeiro a junho de 2015. Para doar córneas não há condição de morte encefálica, com qualquer óbito até seis horas após a parada do coração é possível a doação.

No Maranhão, a taxa negativa familiar de doação de órgãos é de cerca de 68%, uma taxa altíssima, enquanto a taxa nacional é de 44%.