Vinicius Louro destaca a importância da Campanha Setembro Verde

icone-whatsapp
Assecom/ Dep. Vinicius Louro
22/09/2015 16h36 - Atualizado em 22/09/2015 16h40

Vinicius Louro destaca a importância da Campanha Setembro Verde
Dep. Vinicius Louro | foto: JR Lisboa/ Agência Assembleia
Foto original

O deputado estadual Vinicius Louro (PR), em seu discurso na sessão plenária desta terça (22), destacou a importância da Campanha Setembro Verde, que tem como objetivo a conscientização da importância da captação e distribuição de órgãos e tecidos humanos. O lacinho verde no peito simboliza a adesão e apoio à campanha, que é de autoria da deputada estadual Valéria Macedo (PDT).

“Deputada, eu vim aqui lhe parabenizar por essa iniciativa, dizer que, como representante do povo, também vou divulgar esse projeto de Lei que foi votado, que é de sua autoria, para a gente incentivar a essas pessoas fazerem as doações, porque nós sabemos que, como você lembrou em seu discurso, aqui no Maranhão a taxa negativa de doação é de 68%, enquanto a taxa nacional é de 44%. Então, o mínimo que nós temos que fazer é abraçar essa causa para que nós possamos conseguir que essa taxa dono Estado se iguale ao nível nacional”, destacou o parlamentar.

Segundo o Projeto de Lei, hoje, existe uma lista de espera de córneas com mais de 700 pacientes ativos e de rim com cerca de 140 pacientes ativos. Existe, ainda, um grande número de pacientes que conseguem tratamento fora do domicílio para outros transplantes como de fígado, coração e medula óssea. Em relação a este último o Maranhão já cadastrou 7.602 doadores no Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (REDOME) desde 2007.

Projeto de Lei em Andamento

Ainda em seu discurso, o deputado Vinicius Louro ressaltou a importância da sanção dos projetos votados pela Casa, como o projeto que isenta os doadores de sangue e medula óssea de pagarem taxa de inscrição no vestibular da Universidade Estadual do Maranhão e concursos públicos.

“Tem um Projeto de Lei que é nº 158/2013, que é de autoria do ex-deputado Raimundo Louro, que dispõe sobre a isenção dos doadores de sangue e medula óssea das taxas de inscrições junto aos vestibulares na UEMA e de concursos públicos no âmbito do Estado. Foi aprovado por esta Casa, mas não foi sancionado pela governadora no pleito passado. Então, venho aqui pedir à Mesa Diretora para que tome providências para que possam reaver esse Projeto de Lei. Peço agora humildemente ao governador Flávio Dino que sancione, porque tal ação beneficia aos mais necessitados", finalizou Vinicius Louro.


Banner