Aprovado Projeto de Lei que visa estimular a doação de sangue e medula óssea

icone-whatsapp
Assecom/ Dep. Carlinhos Florêncio
24/09/2015 12h39 - Atualizado em 24/09/2015 12h45

Aprovado Projeto de Lei que visa estimular a doação de sangue e medula óssea
Foto original

Projeto de Lei de autoria do deputado Carlinhos Florêncio, que visa estimular a doação de sangue e a doação de medula óssea, por meio da isenção no pagamento da taxa de inscrição em concurso público, promovido para o preenchimento de vagas na administração pública direta e indireta do Governo do Estado do Maranhão, é aprovado pela Assembleia Legislativa.

A justificativa se dá, pois, O Estado Maranhão vive uma crise na oferta de sangue e seus derivados, hoje os bancos de sangue funcionam com a capacidade aquém da desejável e o número de doadores de medula óssea no Maranhão ainda é muito baixo. O Projeto de Lei pretende estimular as doações para que se possa melhorar o atual quadro do Estado.

O Maranhão atualmente tem 10.015 (dez mil e quinze) doadores de medula óssea, cadastrados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Uma quantidade considerada mínima em relação ao total de pessoas cadastradas no país, que tem em média de 3,5 milhões de voluntários registrados no banco de medula.

‘’A quantidade de pessoas que realizam concursos públicos é crescente. Atualmente são milhões de brasileiros envolvidos nesse processo. Trata-se, sem dúvidas, de uma oportunidade relevante, estimular pela isenção da taxa de inscrição, os que realizam concursos a se tornarem doadores de medula óssea e sangue. Essa medida pode ter um impacto significativo para a redução do déficit de doadores de sangue e medula óssea em nosso Estado‘’, justifica Carlinhos Florêncio.


Banner