Projeto do deputado Marco Aurélio concede título de cidadão ao Bispo Dom Gilberto

Assecom/ Dep. Marco Aurélio
01/10/2015 18h18 - Atualizado em 01/10/2015 18h22

O Projeto de Resolução Legislativa n°031/2015, de autoria do deputado estadual Professor Marco Aurélio (PCdoB) foi aprovado, nesta semana. A proposição concede o título de cidadão maranhense ao bispo Diocesano de Imperatriz, Dom Gilberto Pastana. O Projeto foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares. Dom Gilberto deve receber a honraria em uma sessão solene, ainda sem data marcada, no plenário da Assembleia Legislativa.

Marco Aurélio comemorou a aprovação do projeto e destacou o importante papel do religioso para a comunidade cristã. “Com grande alegria, propus a indicação de nosso querido Dom Gilberto Pastana para receber o Título de Cidadão Maranhense. Há 10 anos na nossa cidade, ele tem feito um trabalho admirável, com muita sabedoria e fé na Igreja Católica na Diocese de Imperatriz”, afirmou o parlamentar.

Amigo de Dom Gilberto desde sua chegada à Imperatriz, o Padre Moisés, pároco do município de João Lisboa, destacou a simplicidade e a espiritualidade de Dom Gilberto. “Ele é um ser iluminado, responsável por projetos ousados e que contribuem diretamente para o reavivamento das comunidades cristãs da Região Tocantina”, destacou.

Emocionado, o homenageado agradeceu a iniciativa do deputado e o parabenizou pelo trabalho voltado à comunidade imperatrizense. “Penso eu que este gesto não é direcionado apenas a minha pessoa, mas a todos os cristãos da região e desta diocese. Que Deus abençoe o deputado Marco Aurélio e continue lhe dando disposição e força para trabalhar pelo povo da Região Tocantina”, concluiu Dom Gilberto.

História

Dom Gilberto Pastana de Oliveira (29 de julho de 1956) é natural de Santarém, no Pará. Filho de Geraldo Braga de Oliveira e Rita Pastana de Oliveira. Há 10 anos vive em Imperatriz, onde foi nomeado bispo da cidade, pelo Papa Bento XVI, no dia 3 de Agosto de 2005. Ele é o 2° Bispo diocesano de Imperatriz, sucedendo a Dom Affonso Felippe Gregory.

Dom Gilberto é responsável por uma das maiores celebrações religiosas da Região Tocantina, o Corpus Christi. Antes celebrada de maneira individual pelas dioceses de cada município, passou a ser realizada de maneira integrada, com atos pontuais nos municípios da região, culminando com um grande ato de encerramento na cidade de Imperatriz. Este ano, a celebração reuniu quase 20 mil pessoas no Estádio Municipal Frei Epifânio D'abadia.