Vinicius Louro se reúne com secretário de saúde e prefeita de Bernardo do Mearim

Assecom/ Dep. Vinicius Louro
07/10/2015 12h37

O deputado Vinicius Louro (PR) se reuniu, na última terça-feira (7), com o secretário de Estado da Saúde, Marcos Pacheco, e a prefeita Eudina Costa, de Bernardo do Mearim para buscar soluções para o hospital do munícipio.

O hospital com 20 leitos de Bernardo do Mearim foi inaugurado em abril de 2013 e custou R$ 3,51 milhões. Só com as máquinas, que agora estão paradas, o Estado gastou R$1,24 milhão. A unidade com 20 leitos deveria receber pacientes de Bernardo do Mearim e de outras seis cidades da região central do Maranhão, mas desde fevereiro, nenhum atendimento foi feito, porque, segundo a prefeitura, não há recursos para manter o hospital.

O secretário de Estado da Saúde do Maranhão explicou as medidas que estão sendo tomadas para a reabertura do hospital. “A ideia é entender Bernardo do Mearim dentro de uma estrutura regional, qualquer tipo de atendimento hospitalar que será oferecido, é preciso que hospital volte a funcionar, e foi isso que discutimos aqui. A proposta é que a gente faça essa estrutura funcionar paulatinamente, com as possibilidades que nós temos, tanto da prefeitura como por parte da Secretaria de Saúde”, explicou o secretário.

Sobre o retorno das atividades do hospital, Marcos Pacheco disse que o planejamento é para os próximos três meses. “ A ideia nossa é que nos próximos 90 dias retornaremos aos poucos as atividades com um planejamento que chamamos de conglomerado assistencial, que é uma proposta da regionalização da saúde, isto é, não é todo o município fazendo tudo, mas todos fazendo algo por todos”, concluiu o secretário.

A prefeita de Bernardo do Mearim e o deputado Vinicius Louro destacaram positivamente a reunião com o secretário de saúde, um momento de trabalhar e acreditar na volta do hospital. “Gostaria de agradecer ao Dr. Marcos Pacheco, por nos atender, a prefeita Eudina, Totota e o secretário municipal de saúde, José Pereira, juntos estamos aqui unindo forças para que o hospital volte ao seu funcionamento. Obtivemos aqui uma grande notícia, agora vamos aguardar o funcionamento gradativo do hospital, o nosso povo merece”, afirmou o deputado estadual.

ATUAÇÃO

A preocupação com os municípios maranhenses, como esta ação em Bernardo Mearim, tem sido uma marca de trabalho do deputado Vinicius Louro. Sua atuação vai além da Assembleia Legislativa. Nas últimas semanas o parlamentar esteve dedicado exclusivamente a intermediar encontros e reuniões entre prefeitos e secretários de governo.