Presidente da Assembleia participa da inauguração do Complexo Santa Amélia

Ribamar Santana/ Agência Assembleia
08/10/2015 11h22 - Atualizado em 08/10/2015 11h35

Presidente da Assembleia participa da inauguração do Complexo Santa Amélia

O presidente da Assembleia, deputado Humberto Coutinho (PDT), participou, na tarde desta quarta-feira (07), acompanhado do governador Flávio Dino (PC do B), do ex-ministro do Turismo e ex-deputado federal, Gastão Vieira, do reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado, e da Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Kátia Abreu Bogéa, e de outras autoridades, da inauguração do complexo da Fábrica Santa Amélia.

Localizada na Rua Cândido Ribeiro, no Centro, a Fábrica Santa Amélia, instalada em 1902, no século XX, símbolo maior do apogeu do ciclo do algodão da economia maranhense, encerrou suas atividades em 1966. O prédio da antiga fábrica foi tombado e desapropriado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1987, e teve sua propriedade transferida para a Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Como parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas, a Fábrica Santa Amélia foi totalmente revitalizada e, hoje, compreende o complexo Santana Amélia, abrangendo 6 prédios e uma área total de 9 mil m². “Esta é uma das obras mais importantes de integração do Governo Federal, uma vez que de sua execução participaram os ministérios da Educação, Turismo e Cultura. Devemos grande parte desta conquista ao espírito empreendedor do reitor Natalino Salgado que, como ninguém, sabe encantar as autoridades públicas”, afirmou Gastão Vieira.

Na oportunidade, Kátia Abreu agradeceu a parceria de todos os órgãos governamentais no trabalho de revitalização do Complexo Santa Amélia, destacando a sensibilidade do reitor Natalino Salgado que encampou a proposta. “Entregamos, hoje, a UFMA um patrimônio histórico totalmente revitalizado que servirá para a formação acadêmica dos alunos dos cursos de Hotelaria e Turismo”, destacou.

“Hoje é um dia memorável, um momento histórico, pois recebemos com imensa alegria esse presente, que é mais um campus da Universidade Federal do Maranhão, esse belo Complexo Santa Amélia, que passa a ser um espaço acadêmico de formação dos cursos de Turismo e Hotelaria. Devemos essa conquista as parcerias que estabelecemos e as quais agradecemos”, disse Natalino Salgado.

O governador Flávio Dino, por sua vez, agradeceu a presidente Dilma Roussef (PT) e ao ministro da Cultura, Juca Ferreira, em nome do povo maranhense e, especificamente, dos ludovicences, a revitalização da antiga Fábrica Santa Amélia. “Esta obra que agora inauguramos traz múltiplos ganhos intangíveis para nós maranhenses, a recebo com entusiasmo e muito agradecido a todos que contribuíram para sua execução”, ressaltou.

Na oportunidade, o presidente da Assembleia destacou a grandeza da obra e a competência do reitor Natalino Salgado que soube se articular para viabilizar a execução do projeto de revitalização da Fábrica Santa Amélia. ”Estamos muito orgulhosos e felizes com esse presente que São Luís, hoje, recebe. Nós, do Poder Legislativo, estaremos sempre contribuindo para fazer avançar o projeto de revitalização de nosso patrimônio histórico”, frisou.