Marco Aurélio comemora sucesso do “Vale-Livro” no 13° SALIMP

Assecom/ Dep. Professor Marco Aurélio
13/10/2015 09h00

Marco Aurélio comemora sucesso do “Vale-Livro” no 13° SALIMP

Em 2015, o Salão do Livro de Imperatriz chegou ao 13° ano com o maior evento de sua história. Milhares de pessoas participaram de oficinas, exposições, gincanas, sarau, festival musical, shows e puderam mergulhar no universo literário através de milhares de títulos dos mais diferentes gêneros.

Este ano, a Academia Imperatrizense de Letras - AIL contou com os importantes reforços do deputado estadual Professor Marco Aurélio (PCdoB) e da secretaria estadual de Cultura, que se uniram para colocar em prática uma das novidades desta edição do Salimp, o vale-livro.

O projeto disponibilizou 100 mil reais, que foram convertidos em 5 mil vales no valor de 20 reais para que as crianças da rede pública municipal de Imperatriz pudessem adquirir livros.

A iniciativa foi um sucesso muito comemorado pelo deputado Marco Aurélio. “Esta é uma conquista inédita, há anos a Academia de Letras vem  tentando, mas faltava esse apoio e agora, pela primeira vez,  foi realidade no SALIMP essa grande inclusão com os vales-livros.  Por isso, agradeço aos parceiros que fizeram parte desta importante conquista. Pois agora sim, a inclusão cultural, o acesso literário e o incentivo à leitura foram reforçados no SALIMP”, afirmou o parlamentar.

O sucesso do evento e a possibilidade de poder contribuir com o incentivo à cultura foi uma das chaves do Salão.  “O Salimp apresentou um crescimento de 20% este ano. Eu credito este crescimento a duas coisas, a implantação do vale-livro, por intermédio do deputado Professor Marco Aurélio e a participação dos demais municípios da região Tocantina. Espero que nos próximos anos outros deputados da região tomem o exemplo do deputado Marco Aurélio e contribuam com ideias que possam democratizar o acesso dos nossos jovens à literatura”, ressaltou Domingos César, membro da AIL.

O presidente da Academia Imperatrizense de Letras e vice-prefeito de Imperatriz, Pastor Porto, destacou a importante iniciativa do deputado Marco Aurélio. “Tem sido muito gratificante perceber a empolgação das crianças em poder adquirir os livros de sua preferência através do vale-livro, agradeço a parceria do deputado Marco Aurélio em contribuir com uma ideia inovadora e dar essa chance aos nossos jovens. Que no próximo ano ele possa contribuir ainda mais com esta causa”, afirmou.

Professora da escola municipal Darcy Ribeiro, Iris Amélia, agradeceu o apoio do deputado e ressaltou a importância da ação. “A iniciativa do deputado Marco Aurélio foi maravilhosa, ela oportuniza que os nossos jovens possam visitar o SALIMP e sair daqui com registros dessa visita em forma de livros de sua preferência. A gente percebe nos olhos das crianças de poder levar esses livros para casa. Fico feliz de ver iniciativas como essa e espero que ela possa ser ampliada nas próximas edições e que contemple ainda mais crianças, pois a leitura é a melhor ferramenta para construir um futuro melhor”, afirmou a professora Iris.

Marco Aurélio prometeu lutar para ampliar a ideia nas próximas edições e se disse muito feliz com o resultado desta conquista. “Acredito muito na educação, por isso me tornei professor e luto a cada dia, como deputado, para que nossas crianças tenham uma educação digna e de qualidade. Espero poder ampliar essa iniciativa no próximo ano e ajudar com a criação de novos amantes pela leitura na nossa região”, completou Marco Aurélio.