Wilson Zara e alunos do Programa Sol Nascente abrilhantam Quarta Cultural da Assembleia

Ribamar Santana/ Agência Assembleia
14/10/2015 21h28

A Quarta Cultural da Assembleia, realizada na tarde desta quarta-feira (14), no auditório do Complexo de Comunicação, teve como atração a apresentação marcante do cantor e compositor Wilson Oliveira da Silva, 54 anos, conhecido por Wilson Zara. Contou também com a participação dos alunos da Oficina de Sopro, do Programa Sol Nascente, que é desenvolvido pelo Grupo de Esposa de Deputados do Maranhão (GEDEMA), numa homenagem às comemorações ao Dia das Crianças.

Na abertura da Quarta Cultural, que teve transmissão ao vivo pela TV Assembleia, canal 51.2 e TVN, canal 17, o deputado César Pires (DEM) parabenizou toda a equipe do Complexo de Comunicação pela continuidade do projeto cultural da Assembleia. “Orgulho-me de participar da continuação dessa iniciativa, que não se esgota aqui, mas que se propõe a revelar talentos maranhenses futuros”, afirmou.

PROGRAMA SOL NASCENTE

No primeiro momento da Quarta Cultural, denominado Prata da Casa, os alunos da Oficina de Sopro José Arthur, 15 anos; Juarez Paulo, 14 anos (Clarinetas), Gedson Sousa, 15 anos (Saxes Alto), Juan Mafra, 10 anos (Caixa) e Josué Paixão, 16 anos (Bumbo), sob o comando do maestro Miquéias Barros e a coordenação da professora Cynthia Brito, tocaram um repertório variado de música popular brasileira e maranhense.

“Há dez anos que o Programa Sol Nascente é desenvolvido. Ele beneficia crianças e adolescentes na faixa etária de 9 a 16 anos. As sextas e sábados, à tarde, na sede do Clube dos Servidores da Assembleia, no Bairro do Maiobão, mais de 125 alunos e alunas de escolas do entorno participam das oficinas de música. Hoje esse grupo de alunos tem a oportunidade de mostrar o produto de nosso trabalho”, explicou orgulhosa Cynthia Brito.

WILSON ZARA

Wilson Zara marcou e encantou o público desta Quarta Cultural ao apresentar um repertório variado de músicas inesquecíveis de cantores consagrados, tanto da música popular brasileira quanto maranhense como, por exemplo, Metamorfose Ambulante, de Raul Seixas; Oração Latina, de César Teixeira e Canção da América, de Milton Nascimento.

“Sou um cantador da noite”, disse Wilson Zara no bate papo realizado na Quarta Cultura, sob a mediação da jornalista Elda Borges, antes de sua empolgante apresentação. Zara, que é maranhense filho de Barra do Corda, revelou que muito cedo, ouvindo rádio durante o trabalho de roça, conheceu a música de Raul Seixas, cantor que influenciou fortemente sua carreira. “Ter conhecido Raul Seixas foi um achado, uma mina de ouro. Devo-lhe muito e por isso, todos os anos, faço um show que denomino “Tributo a Raul”, assinalou.

Zara, que antes de ser cantor e compositor, foi professor e bancário, iniciou sua carreira, que já dura 20 anos, em 1992, no Teatro Ferreira Gullar, em Imperatriz, no show “Tributo à Raul”.  Antes, em 1989, no Festival de Música da Caixa Econômica Federal (CEF), realizado em Porto Alegre (RS), foi um dos vencedores, interpretando a música Zaratustra, cuja letra foi inspirada pela obra Assim Falou Zaratustra, do filósofo Friedrich Nietzsche. “Essa é uma das composições de que muito me orgulho”, ressaltou.

Por três vezes, Wilson Zara foi o vencedor do prêmio “Talentos da Noite”, realizado pela Rádio Universidade, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). “Em 1995 participei da gravação de uma coletânea de músicas de artistas de Imperatriz, na qual gravei “Eu não te amo mais”, de autoria de Zeca Tocantins”, acrescentou.

Quem quiser conhecer o talento de Wilson Zara, pode encontrá-lo tocando nos bares Landruá e Adventure, na Avenida Litorânea, e Casa Rossini, na Avenida São Luís Rei de França, no final de semana.

HOMENAGEM

O Diretor de Comunicação da Assembleia, Carlos Alberto Ferreira, ao final da Quarta Cultural, foi agraciado com um banner com o seu rosto estilizado na figura de um vaqueiro brincante de boi, em homenagem ao título de Cidadão Maranhense que recebeu nesta manhã “Esta é uma homenagem de toda a equipe dos profissionais de comunicação do Complexo de Comunicação”, disse a jornalista Jacqueline Heluy, a quem coube entregar o banner.

AVALIAÇÃO

“Gostei muito. É uma ótima iniciativa a realização da Quarta Cultural da Assembleia. É preciso que se divulgue mais para que os servidores desta Casa e o público em geral possam prestigiar mais”, avaliou o jornalista Webert Moraes, que não conseguiu ficar sem cantar junto com Zara.