Alexandre Almeida participa de lançamento do "Aprendendo Música"

icone-whatsapp
Assecom/ Dep. Alexandre Almeida
16/10/2015 16h47 - Atualizado em 16/10/2015 16h54

Alexandre Almeida participa de lançamento do "Aprendendo Música"
Foto original

Na noite da última quinta-feira (15), o deputado Alexandre Almeida (PTN) participou, em Timon, da solenidade de celebração do convênio que dará continuidade ao Projeto Aprendendo Música, realizado pelo Instituto Cocais (ICocais). A parceria entre o Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, e a Companhia Energética do Maranhão (CEMAR) vai possibilitar que o ICocais dê sequência ao projeto que tem transformado a vida de crianças, jovens e adultos timonenses através do ensino da música.

O projeto foi implantado em 2014, na região do Parque Alvorada, em Timon, e hoje conta com cerca de 500 alunos, que recebem iniciação musical em cursos de flauta doce, violão, teclado, violino e canto.

A estudante Letícia Honorato, de 12 anos, iniciou o curso há um ano e dois meses sem nenhum conhecimento musical, e hoje faz apresentações no recital da escola. “Sempre tive vontade de cantar e tocar violão, mas nunca tive essa oportunidade. Quando soube do início do curso no ICocais eu corri para me matricular. Faço aulas de violão e canto e não quero mais parar, pois meu sonho é ser cantora e estou estudando e me dedicando muito para isso”, revelou Leticia.

O idealizador do Aprendendo Música, deputado Alexandre Almeida, destacou o pioneirismo do projeto, que, segundo ele, é uma verdadeira fábrica de cidadania. “Identificamos que Timon nunca teve uma escola de música e vimos nessa lacuna uma oportunidade de transformar a vida dos timonenses por meio da musicalização. Jovens que tinham um sonho de cantar, e agora estão até compondo, que pegam um violão e tiram belas canções, hoje é uma realidade em Timon”, ressaltou o deputado. 

O presidente do ICocias, José dos Santos Oliveira, reiterou o empenho e dedicação dos alunos e afirmou que o projeto está mudando para melhor a realidade do município.

Alexandre Almeida agradeceu o reconhecimento do Governo do Estado do Maranhão e as presenças do subsecretário de Cultura, Diego Galdino, do executivo de relacionamento da CEMAR, Renato Almeida, assim como do juiz da 4ª Vara Cível da Infância e da Juventude, Simeão Pereira e Silva. 

O subsecretário Diego Galdino enfatizou o seu contentamento por ter presenciando o quê um projeto, beneficiado pela Lei de Incentivo à Cultura, pode fazer na vida de centenas de pessoas. “É muito importante para mim estar aqui hoje vendo o brilho nos olhos dos alunos e dos pais, e ainda o empenho de todos deste curso”, disse.

“Meus parabéns, meu entusiasmo e minha admiração por este magnífico projeto, que ele continue dando frutos, motivando a juventude para esse hábito saudável que é a musica”, comentou o juiz Simeão Pereira e Silva.


Banner