Deputado Fernando Furtado se reúne em Assembleia com sindicatos da Pesca

icone-whatsapp
Assecom/ Dep. Fernando Furtado
19/10/2015 11h15 - Atualizado em 19/10/2015 20h25

Deputado Fernando Furtado se reúne em Assembleia com sindicatos da Pesca
Foto original

O deputado Fernando Furtado (PCdoB), participou na manhã da última sexta (16), da 4° Assembleia Geral dos Sindicatos de Pesca, realizado pela Federação dos Sindicatos dos Pescadores do Maranhão - FESPEMA.

Na oportunidade foi discutida a Portaria Interministerial de n°192, de 5 de outubro de 2015, que suspendeu por até 120 dias, os períodos de defeso. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, durante o período de suspensão será realizado o recadastramento dos pescadores artesanais pelo próprio ministério. Foi debatido ainda outros assuntos referentes ao seguro-defeso e de interesse da categoria.

Participaram da reunião o gerente substituto do INSS, Juliano Cruz, a chefe do Departamento de Política do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres, Claudia Gouveia e representantes de mais de 80 Sindicatos de Pescadores do Maranhão.

Furtado, que também ė secretário geral da Federação dos Sindicatos dos Pescadores do Maranhão - FESPEMA, falou que é importante a iniciativa da Previdência de ensinar os pescadores a preparar a documentação para conseguir os benefícios. "A Previdência está disposta a solucionar problemas, tudo está sendo trabalhado para que do próprio sindicato a gente consiga garantir o benefício do pescador," disse.

MARISQUEIRAS

Fernando Furtado também falou sobre emendas parlamentares destinadas por ele à Secretaria de Estado da Mulher para programas de políticas públicas para as marisqueiras.

Cláudia Gouveia, chefe do Departamento de Política do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres deu aos pescadores e pescadoras detalhes sobre o projeto da secretaria, direcionado a autonomia econômica das marisqueiras que será realizado a partir das emendas enviadas pelo parlamentar para a pasta. 

O 1° Seminário Estadual das Mulheres Marisqueiras do Maranhão deve acontecer até a primeira quinzena de dezembro para discutir questões pertinentes a forma de vida, organização política e políticas públicas direcionadas as marisqueiras. 


Banner