Leitoa reforça convite para audiência sobre criação do comitê da Bacia Hidrográfica

Assecom/ Dep. Rafael Leitoa
22/10/2015 09h35 - Atualizado em 22/10/2015 14h01

O deputado Rafael Leitoa (PDT) visitou, na tarde desta quarta-feira (21), a Câmara Municipal de Balsas. Na visita, Leitoa reforçou aos vereadores da cidade o convite para a Audiência Pública sobre a criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba. A Audiência faz parte de uma ação conjunta da Assembleia Legislativa do Maranhão e Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA).

Na reunião, o deputado Rafael Leitoa, defensor da criação do Comitê, acompanhado pelo deputado Stênio Rezende (PRTB) e do secretário adjunto da SEMA, Victor Bello, foram recepcionados pelo presidente da Câmara de Balsas, o vereador Tião Saraiva (PROS).

Rafael Leitoa comentou sobre a importância da Audiência Pública desta quinta-feira (22), quando será apresentada a necessidade de criação do Comitê e onde também serão colhidas as assinaturas de subscrição dos prefeitos das cidades que fazem parte da Bacia da Região do Alto Parnaíba, sociedade civil e usuários, para ajudar na criação do comitê. A cidade é a primeira a ser visitada, pois na região nasce o principal afluente do Rio Parnaíba, o Rio Balsas.

Nas ações seguintes, a Comissão visitará as regiões do Baixo e Médio Parnaíba, Araioses e Timon, respectivamente, sempre utilizando a dinâmica de visitas às cidades pertencentes à Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba, buscando as assinaturas dos prefeitos, sociedade civil e usuários, e culminando numa Audiência Pública para reforçar a importância da criação de um Comitê de Bacia Hidrográfica.

O deputado Rafael Leitoa lembrou ser um trabalho cansativo e demorado, uma luta árdua, porém proveitosa. O resultado, segundo ele, será a criação do Comitê, um órgão colegiado para gerir os recursos hídricos, integrado à Agência Nacional de Águas (ANA). “Sou um defensor do Rio Parnaíba, nascido numa cidade banhada por ele e conhecedor de sua importância para o meio ambiente e população. Com estas audiências, buscaremos todas as assinaturas necessárias para fortalecer o processo de criação do Comitê de Bacia do Velho Monge”, finalizou.