Em Balsas, Rafael Leitoa dá continuidade às audiências em defesa da Bacia do Rio Parnaíba

Assecom/ Dep. Rafael Leitoa
22/10/2015 13h57 - Atualizado em 22/10/2015 22h11

Rafael Leitoa, Cristovam Filho, Governo do Estado do Maranhão e Governo do Piauí discutem a criação do Comitê da Bacia do Rio Parnaíba | foto: Assessoria

Na manhã desta quinta-feira (22), o deputado Rafael Leitoa (PDT) participou de uma Audiência Pública na cidade de Balsas, para discutir a implantação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba. Com a participação de representantes do Poder Público, usuários de água e sociedade civil, o evento foi realizado no auditório do Colégio Marista, Centro da cidade.

Representando a Assembleia Legislativa e a Comissão de Meio Ambiente da Casa, o deputado Rafael Leitoa abriu a Audiência Pública lembrando a importância da criação do Comitê. O deputado agradeceu a presença das autoridades e o apoio dado pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Assembleia Legislativa, o apoio da Câmara de vereadores, prefeitura de Balsas e sociedade de Balsas, onde citou o empresário Francisco Honaiser, para a realização do evento.

Rafael Leitoa citou a primeira Audiência realizada em São Luís, ainda no mês de agosto, onde foram programadas as três audiências, sendo a primeira em Balsas, pelo valor simbólico de ter o maior afluente do Rio Parnaíba, o Rio Balsas. As audiências têm como foco a sensibilização de todos os envolvidos diretamente e indiretamente no uso consciente das águas.

O deputado reforçou que todo esse novo momento para criação do Comitê, iniciou em São Luís, com a Audiência Pública fruto de um Requerimento do seu gabinete. “Estamos agora em Balsas, com o apoio irrestrito da Assembleia e Governo do Estado. Com a parceria da sociedade civil e usuários das cidades que visitaremos, tenho certeza que será um trabalho árduo, mas que feito a várias mãos, se tornará mais fácil. Estamos agindo conforme os trâmites instaurados pela Agência Nacional de Águas (ANA), dando prioridade às ações de sensibilização da população e buscando as subscrições necessárias para apresentar à Agência”, finalizou.