Fábio Braga convida maranhenses para VIII Exposição de Caprinos e Ovinos em Vargem Grande

Assecom/ Dep. Fábio Braga
23/10/2015 09h59 - Atualizado em 23/10/2015 10h00

O deputado Fábio Braga (PTdoB) ocupou a tribuna da Casa, na quarta-feira (21), para convidar todos os maranhenses, nesse próximo final de semana, para a VIII Expovargem, a Exposição de Vargem Grande especializada em caprinos e ovinos.

A ExpoVargem é promovida pela Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Vargem Grande (ACCOVAG). O evento tem como principais incentivadores o deputado Fábio Braga, o professor Jorge Fortes, o Governo do Estado, a Prefeitura de Vargem Grande e vários patrocinadores.  A abertura do evento será realizada na sexta-feira (23), no Parque de Exposições, em clima de muita festa.

Em seu discurso, o deputado Fábio Braga, esclareceu que a VIII ExpoVargem tem como principal objetivo fortalecer a atividade da caprinovinocultura na região do Itapecuru e do Baixo Parnaíba, atividade essa que gera trabalho e renda para a população, especialmente ao município de Vargem Grande que possui   um dos maiores rebanhos da região. Na sua fala o deputado anunciou que, em poucos dias, haverá, também, exposição em Chapadinha e Agritec em Caxias todos exibindo mostra de caprinos e ovinos.

O deputado lamentou que a exposição não obteve o incentivo e a propaganda necessária. “Mesmo assim, nós temos mantido, ano após ano, a Exposição que chega à oitava edição, desafiando as adversidades do momento”. Como todos sabem, o Maranhão faz parte do Nordeste, região essa que tem o maior rebanho de caprinos no Brasil.

QUALIDADE DE VIDA

Na ocasião, Fábio Braga revelou que o governador Flávio Dino se mostra simpático ao desenvolvimento da caprinovinocultura no Estado do Maranhão. “Temos que ter um projeto para melhorar o plantel, o material genético e a qualidade dos animais”. O deputado acredita “que a criação e a produção desses animais proporcionarão geração de emprego e renda e melhoria da qualidade de vida de pequenos produtores”.

O deputado sentenciou que a partir de incentivo para a agricultura familiar, com o objetivo de produzir animais em pequenas comunidades do Estado do Maranhão, estaremos melhorando a qualidade de consumo da carne de caprinos e ovinos, além de solucionar um grave problema de renda para as comunidades, visto que essa carne além de ser bastante suculenta, possui um baixo teor de gordura e um alto valor proteico.

Hoje, mesmo com o consumo em crescimento, temos uma produção ainda pequena para atender a demanda, apesar de todos os incentivos que foram dados até agora. Sendo assim, os objetivos dos pequenos produtores não são alcançados devido à falta de apoio bancário e governamental.

Dos caprinos e ovinos se extrai, além da carne, a pele, o leite e uma série de derivados para o consumo humano e para a produção de artesanato, consequentemente gerando mais renda para as comunidades. Portanto, podemos dizer que o homem não cria a cabra, e sim, a cabra cria o homem.

Para Fábio Braga, a caprinovinocultura traz bons resultados para os municípios da região, pois contribui para a qualidade de vida dos pequenos produtores rurais e para a agricultura familiar. Devem  participar da exposição,  criadores de Chapadinha, de Barreirinhas, de Presidente Vargas, de Itapecuru-Mirim, de Nina Rodrigues e de Vargem Grande e, ainda, do Piauí, do Ceará e de  Pernambuco.