Rafael Leitoa comemora resultados de Audiência Pública em Balsas

Assecom/ Dep. Rafael Leitoa
27/10/2015 19h15 - Atualizado em 27/10/2015 19h16

Rafael Leitoa comemora resultados de Audiência Pública em Balsas

Na manhã desta terça-feira (27), o deputado Rafael Leitoa (PDT) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão para agradecer as parcerias na realização da segunda Audiência Pública visando a criação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba, na cidade de Balsas. A audiência contou com o apoio da Assembleia Legislativa, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), Conselho Estadual de Recursos Hídricos, Câmara de vereadores de Balsas, empresários e comunidade local.

Rafael Leitoa ressaltou o envolvimento dos moradores da cidade, preocupados com a situação do rio Balsas, que teve sua capacidade diminuída com o passar dos. O deputado se mostrou satisfeito com os resultados da Audiência Pública, pela qualidade dos debates e a quantidade de pessoas que participaram.

Comissão de Meio Ambiente

O deputado comentou sobre a reunião ocorrida na Sala das Comissões, onde, juntamente com a SEMA, Conselho Estadual de Recursos Hídricos e a Comissão de Meio Ambiente, debateram sobre os resultados da Audiência em Balsas e traçaram as metas para os próximos encontros, dias 5 e 19 de novembro, Araioses e Timon, respectivamente.

Segundo o deputado, foram avaliados os pontos positivos e negativos do evento em Balsas, visando a melhoria para as próximas audiências. Em Araioses, região do Baixo Parnaíba, serão envolvidas as cidades de Santa Quitéria, Brejo, Anapurus, São Bernardo, Tutóia e Barreirinhas. O deputado lembrou que em Balsas, oito prefeitos subscreveram o termo de criação do Comitê da Bacia do Parnaíba, sendo de fundamental importância a presença e assinatura dos prefeitos da região de Araioses e entorno.

O deputado Rafael Leitoa fez questão de reforçar que essa luta em defesa do Rio Parnaíba não é individual, de apenas um parlamentar, mas sim fruto de um processo que deve ser dividido, pois o parlamento estadual representa mais de seis milhões de pessoas em todo o Maranhão. “Aceitamos todos que pretendem somar à defesa do Rio Parnaíba e seus afluentes, e aqui a quem deseja somar, a discussão e o debate estão abertos. Lembrando que tem se somado a esta luta a presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia, deputada Ana do Gás, os deputados Cristovam, Paulo Neto, Max Barros e o deputado Stênio Rezende, que é da região de Balsas, todos os deputados têm que se preocupar com isso, até porque o Rio Parnaíba ajuda todo o estado do Maranhão”, comentou.

Ao encerrar sua fala, Rafael Leitoa reforçou o convite para a última Audiência para criação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba, no dia 19 de novembro, que acontecerá na região do Médio Parnaíba, mais precisamente na cidade de Timon, abrangendo as cidades de São Francisco do Maranhão, Parnarama, Matões e todas as cidades que compõem a região. “Será com certeza mais uma reunião em que atingiremos os objetivos e que poderemos com certeza ter sucesso”, finalizou.