Deputados prestigiam a abertura da Marcha Municipalista do Maranhão

Waldemar Ter/ Agência Assembleia
29/10/2015 15h36 - Atualizado em 05/11/2015 10h33

Os deputados Glalbert Cutrim (PRB) e Vinícius Louro (PP) prestigiam a abertura nesta quinta-feira (29), da I Marcha Municipalista do Maranhão, promovida pela Federação dos Municípios do Maranhão (Famem). Na condição de 2º vice-presidente da Mesa Diretora, Glalbert Cutrim representou a Assembleia Legislativa no evento e durante todo o dia vários outros deputados ficaram de prestigiar as palestras.

Galbert Cutrim disse que a I Marcha servirá para que os prefeitos e outras autoridades analisarem a crise econômica, em busca de soluções para os problemas financeiros dos municípios. Vinícius Louro também considera o evento importante e afirmou que os prefeitos estão realmente passando por problemas financeiros.

O evento foi aberto pelo presidente da Famem, Gil Cutrim, prefeito de Ribamar, e prestigiado pelo vice-governador, Carlos Brandão (PSDB); pelo secretário Assunto Política, Márcio Jerry; e pelo presidente do Tribunal de Constas do Estado (TCE), Jorge Pavão.

Vários prefeitos, entre eles o de Codó, Zito Rolim; e o de Caxias, Léo Coutinho, prestigiaram a solenidade de abertura da I Marcha Municipalista do Maranhão, organizada pela Famem para discutir, em São Luís, a crise enfrentada pelos municípios. Todos analisaram que o cenário pode ser ainda pior para os municípios, no próximo ano.

A Famem afirma que só nos últimos três meses deste ano as cidades maranhenses foram penalizadas com a perda de mais de R$ 100 milhões de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Da programação da Marcha fazem parte oficinas temáticas, que abordarão temas de interesse da municipalidade – comunicação e negociação no setor público, elaboração de projetos e práticas sociais, licitações e contratos – e reuniões políticas. No primeiro dia, o tema central foi “Judicialização da Gestão Municipal” com a participação de representantes do Ministério Público, Poder Judiciário e TCE.

No último dia do evento, haverá a participação de deputados estaduais, da bancada federal, senadores e o governador Flávio Dino (PCdoB).