Francisca Primo destaca 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional em Brasília

icone-whatsapp
Nice Moraes/Agência Assembleia
04/11/2015 15h17

Francisca Primo destaca 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional em Brasília
Dep. Francisca Primo | foto: JR Lisboa/ Agência Assembleia
Foto original

A deputada Francisca Primo PT, em pronunciamento feito na sessão desta quarta-feira, 04, registrou a realização, em Brasília, da 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. O lema da edição deste ano é ‘Comida de verdade no campo e na cidade, por oportunidade e direito e soberania alimentar’.

O evento, que teve início ontem e se encerra na próxima sexta-feira, dia 6, ocorre no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e reúne aproximadamente duas mil pessoas de todos os estados brasileiros, onde discutem a alimentação saudável.

Francisca Primo lembrou que o Maranhão realizou a 5ª Conferencia Estadual de Segurança Alimentar Nutricional nos dias 17 a 19 de agosto. Naquela ocasião, foram eleitos 73 delegados que saíram dali com a missão de defender as propostas e os desafios do Maranhão e do restante do país. “Nossa delegação está em Brasília participando da 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que teve início nesta terça-feira, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília”, enfatizou Francisca Primo.

Decreto

Na abertura da conferência, a presidenta Dilma Rousseff assinou o decreto que veta qualquer tipo de propaganda de leite artificial, mamadeiras, papinhas, formas e produtos farináceos e chupetas em veículos de comunicação. A medida visa reduzir o uso de produtos comerciais na amamentação e assegurar a utilização adequada de produto diferenciado a crianças de até três anos de idade.

Para a presidenta Dilma, o decreto visa estimular o aleitamento materno e, ao mesmo tempo, estabelece regras mais precisas para a comercialização de alimentos e produtos para as crianças de até três anos. “A amamentação - que é a alimentação mais saudável para o bebê - resultará em crianças com desenvolvimento mais elevado e capazes de bem conduzir o nosso país”, acentuou Francisca Primo

Uso de agrotóxico

Ainda falando no lema ‘Comida de verdade no campo e na cidade’,  a deputada Francisca Primo destacou a matéria exibida na noite de ontem, dia 03, pelo Profissão Repórter, que falava do impacto do uso indiscriminado de agrotóxicos nas lavouras. A equipe do programa visitou três estados e mostrou que 70% dos alimentos in natura que são consumidos, estão contaminados. O programa trouxe relatos de pesquisas e agricultores que sofrem os efeitos da intoxicação.

Um dos locais visitados pelo repórter Estevan Muniz foi a Chapada Apodi, no Ceará, região que, nos últimos 15 anos, vive o crescimento da fruticultura e que, ao mesmo tempo, vê surgir uma incomum incidência de diversos tipos de câncer na população, com 38% acima do índice nacional. Em menos de uma semana na região, a equipe do Profissão Repórter registrou dois enterros de vítimas da doença. Os pesquisadores relacionam os casos ao uso de agrotóxicos, mas os fazendeiros negam.

“Em nosso estado, senhores deputados, não é diferente. Nós temos que combater esse mal que é uso de agrotóxico em nossa agricultura, para assim, termos uma alimentação saudável e uma comida de verdade, tanto no campo quanto na cidade”, finalizou Francisca Primo.


Banner