Wellington solicita instalação de posto fixo para vacinação antirrábica em São Luís

Assecom/ Dep. Wellington do Curso
06/11/2015 10h02

Na manhã desta quinta-feira (5), o deputado estadual Wellington do Curso (PPS) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa para retomar a discussão sobre a desativação do antigo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), atual Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ). Na ocasião, o parlamentar também destacou a proposição, de sua autoria, solicitando que a Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), viabilize a instalação de um Posto de Vacinação Antirrábica para cães e gatos.

Em decorrência da denúncia feita pelo deputado Wellington quanto à desativação da UVZ e ao alarmante número de mortes de pessoas acometidas por Leishmaniose Visceral (calazar humano), a Prefeitura de São Luís anunciou o início da campanha de vacinação antirrábica canina e felina. No entanto, a campanha será de casa em casa, não tendo Posto Fixo de vacinação.

Fazendo referência à vacinação domiciliar, Wellington considerou louvável a ação, mas destacou que se faz necessária a implantação de um Posto de Vacinação Fixo para que os cidadãos saibam aonde ir e possam ter acesso à vacina para seus animais.

"Na tentativa de amenizar o caótico cenário quanto ao 'surto de calazar' que tem acometido a população ludovicense, a Prefeitura anunciou a campanha de vacinação antirrábica canina e felina. Bem sabemos que tal atividade, agora ‘corretiva’, deveria ter o caráter preventivo, sendo feita pela Unidade de Vigilância em Zoonoses, caso estivesse funcionando. No entanto, a campanha anunciada pela Prefeitura será 'de casa em casa'. Por isso, solicitamos a implantação de um Posto de vacinação, a fim de que a população saiba onde encontrar as vacinas”, disse o parlamentar.

Wellington lembrou que entre janeiro e agosto deste ano a capital maranhense já totaliza 11 óbitos.  Diante dos dados reiterou a necessidade de reativação da Unidade de Vigilância em Zoonoses. “Considero importante a reativação da unidade de vigilância, bem como a instalação do posto de vacinação, almejando, assim, o maior número de pessoas com seus respectivos animais contemplados pela campanha de vacinação antirrábica", destacou.

Ainda durante seu pronunciamento, Wellington do Curso enfatizou que protocolou Requerimento no qual solicita visita da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara dos Deputados, destinada a apurar os casos de maus-tratos de animais, a São Luís, objetivando discutir as problemáticas oriundas da desativação da Unidade de Vigilância em Zoonoses da capital maranhense, bem como a situação de abandono a que os mais de 15 mil animais estão submetidos na cidade.