Deputados participam da entrega de Unidades Odontológicas Móveis em São Luís

Aurina Carneiro / Agência Assembleia
06/11/2015 12h37 - Atualizado em 06/11/2015 17h34

Deputados participam da entrega de Unidades Odontológicas Móveis em São Luís

A deputada Valéria Macedo (PDT) representou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho (PDT), na solenidade de entrega de 28 Unidades Odontológicas Móveis, realizada na manhã desta sexta-feira (6), na área externa do Palácio dos Leões.

Os deputados Levi Pontes (SD), Fernando Furtado (PCdoB) e Cristovam Filho (PSL) também participaram da cerimônia, que contou com a presença de diversos prefeitos e vereadores do interior do Estado.

O governador Flávio Dino (PCdoB) presidiu a cerimônia ao lado do vice-governador, Carlos Brandão (PSDB), e de vários secretários de Estado, explicou que a entrega dos odontomóveis está se tornando possível graças à parceria com o governo federal, como parte da Política Nacional de Saúde Bucal, do Ministério da Saúde.

A solenidade, que também teve a presença da coordenadora nacional de Saúde Bucal, Rosângela Fernandes Camapum, na condição de representante do Ministério da Saúde, foi iniciada com a assinatura do termo de entrega dos veículos aos prefeitos e secretários de Saúde dos municípios maranhenses escolhidos nesta etapa do Programa Brasil Sorridente.

O governador Flávio Dino explicou que esta é uma das ações do Governo do Maranhão e Governo Federal, juntos com os municípios, que visam facilitar e ampliar o acesso da população ao tratamento odontológico gratuito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Até o fim do mês, serão 40 unidades móveis em todo o Estado. E no ano de 2016, segundo o governador, mais municípios maranhenses serão contemplados com este programa.

A deputada Valéria Macedo, na condição de representante da presidência da Assembleia Legislativa, destacou a importância deste programa: “Estas unidades odontológicas móveis são importantes ferramentas de trabalho na área da saúde bucal. Com elas, o governo vai ficando cada vez mais próximo daqueles que realmente precisam”, declarou a deputada.

O secretário de Estado da Saúde, Marcos Pacheco, explicou que este programa, nesta primeira etapa, contempla os municípios com menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

Ele informou ainda que cada unidade conta com um consultório odontológico completo que oferece a mesma capacidade de atendimento de um consultório odontológico tradicional, contendo cadeira odontológica, raio-x, autoclave para esterilização do material, além de equipamentos dentários para o uso dos profissionais. Cada uma delas pode realizar cerca de 350 atendimentos por mês.