Deputados prestigiam assinatura de acordo para o Projeto Rondon/ Operação Bacuri

Andressa Valadares/ Agência Assembleia
06/11/2015 18h18

O Governo do Estado, juntamente com o Ministério da Defesa, assinou, nesta sexta-feira (6), acordo de cooperação com os municípios e Instituições de Ensino Superior (IES) que participarão da edição Regional/Especial do Projeto Rondon, a ser realizado no Maranhão de 16 a 30 de janeiro de 2016. Representantes do Parlamento Estadual prestigiaram a assinatura do acordo e destacaram a ação como mais um passo para a mudança da realidade social do estado.

A Operação “Bacuri”, como é denominado o projeto Rondon Regional/Especial, terá a execução do Ministério da Defesa, em parceira com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv). Cinco municípios do Estado serão contemplados, tendo como Centro Regional a cidade de São Luís.

“O nosso trabalho será de prestar apoio logístico durante o projeto, mantendo contato com as Prefeituras e dando toda assistência que for necessária”, explicou o coronel Carlos Azevedo, comando do 24ª Batalhão de Infantaria Leve.

O projeto tem como objetivo promover a participação dos jovens para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes dos 30 municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado, contribuindo, assim, para elevar os índices sociais do Maranhão.

“É de fundamental importância fazer essa reedição no estado. Fazer com que os estudantes levem para os municípios mais pobres essa oportunidade de desenvolvimento”, destacou o deputado Fernando Furtado (PCdoB).

Já o deputado estadual Zé Inácio (PT) ressaltou que esse é mais um compromisso do governador Flávio Dino com a juventude, sempre com a preocupação de mudar realidades. “Essa ação visa ações concretas de políticas públicas para os municípios mais pobres do estado e vem de maneira mais articulada, dentro dos 30 municípios que integram o programa Mais IDH”, afirmou.

OPERAÇÃO BACURI

O nome da operação lembra a tragédia de 12 jovens estudantes secundaristas do município de Bacuri, que tiveram suas vidas interrompidas quando iam da escola para casa. Mais de 100 estudantes e professores universitários, de 11 IES trocarão o período de férias escolares pela chance de realizar, de forma voluntária, ações que contribuem para o desenvolvimento sustentável e ampliem o bem estar de comunidades carentes.

Durante a operação, os rondonistas poderão realizar diversas palestras e oficinas sobre os temas de comunicação, saúde, cultura, educação, meio ambiente, trabalho, tecnologia, produção, direitos humanos e justiça. Os estudantes poderão trabalhar, prioritariamente, com agentes multiplicadores, tais como funcionários das prefeituras, professores, agentes de saúde e lideranças locais, o que permitirá maior retenção e disseminação dos conhecimentos a serem transmitidos por eles.

“É um projeto que contribui para que a juventude maranhense conheça a realidade do estado e, assim, possa contribuir para a mudança dessa realidade”, frisou a secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira.

Participará também da Operação uma equipe de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), com o objetivo de divulgar as atividades desenvolvidas pelas demais equipes, dando maior visibilidade às ações sociais realizadas pelos rondonistas e divulgando o Projeto Rondon como ferramenta de integração nacional.

“O projeto é muito tradicional e de muita credibilidade, que sempre teve uma participação da universidade muito efetiva. É um projeto muito abrangente, pois muda o pensamento e a análise dos nossos alunos. Todos aqueles que participaram sentem saudades, pois é uma experiência única”, completou Natalino Salgado, reitor da Ufma.