Governo do Estado entrega máquinas perfuratrizes à comunidade da zona rural

icone-whatsapp
Andressa Valadares/ Agência Assembleia
09/11/2015 13h59 - Atualizado em 09/11/2015 14h00

Governo do Estado entrega máquinas perfuratrizes à comunidade da zona rural
Foto original

O Governo do Estado entregou, nesta segunda-feira (9), duas máquinas perfuratrizes para a construção de poços artesianos em São Luís e interior do estado. O ato aconteceu no bairro Vila Industrial, zona rural da capital maranhense, onde será perfurado o primeiro poço artesiano, beneficiando milhares de famílias da região.

A entrega das duas máquinas perfuratrizes integra uma das ações do programa estadual Água para Todos, com o objetivo de fortalecer a capacidade de abastecimento de água no bairro Vila Industrial e regiões vizinhas, com a perfuração de poços artesianos, suprindo uma carência do sistema de fornecimento de água na localidade. Em São Luís, com esta primeira perfuração, mais de 20 mil famílias serão beneficiadas.

“A zona rural de São Luís é atendida por 285 poços artesianos. Toda essa região periférica da capital tem muito problema de desabastecimento e, agora, estamos implantando essa política emergencial, com a entrega das duas perfuratrizes, para atender essas localidades”, assinalou Davi Telles, presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema).

As máquinas perfuratrizes foram adquiridas por meio de parceria celebrada entre o Executivo Estadual e o Ministério da Integração Nacional. Segundo o governador Flávio Dino, esse é um programa que está avançando em todo o estado e o primeiro passo dado foi na capital maranhense. “O programa está avançando em todo o Maranhão. Estamos com obras em várias cidades do estado e esse programa nos bairros de São Luís visa a melhoria dessa demanda de abastecimento”, afirmou.

Cada máquina possui capacidade de escavação de 500 a 700 metros de profundidade. Uma delas cumprirá um cronograma de trabalho na capital maranhense e Região Metropolitana, enquanto a outra fortalecerá as ações do Plano Mais IDH, levando abastecimento de água aos municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Maranhão.

“É uma iniciativa, que vem em um bom momento, para sanar um dos grandes problemas do Maranhão. São duas perfuratrizes, de grande potência, que vão beneficiar milhares de famílias”, destacou Neto Evangelista, secretário de Estado de Desenvolvimento Social.


Banner