Fábio Braga prestigia lançamento da segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa

icone-whatsapp
Assecom/ Dep. Fábio Braga
10/11/2015 14h13

Fábio Braga prestigia lançamento da segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa
Foto original

O deputado Fábio Braga (PTdoB) participou, na sexta-feira (06), na Fazenda Angelim, em Chapadinha, do lançamento oficial da segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa no Maranhão, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima) e da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), para vacinar, até 30 de novembro, 7,5 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos.  

Fábio Braga estava acompanhado do secretário-adjunto da Sagrima,  Edjahilson Souza, do presidente da Aged, Sebastião Anchieta, do superintendente do Senar, Luiz Figueredo, do  presidente do Senar/Faema, Raimundo Coelho, do prefeito de Afonso Cunha, José Leane, da prefeita de Santana, Quinha, do vice-prefeito de Brejo, Chico Caldas, de representantes dos prefeitos de São Bendito do Rio Preto, de Chapadinha, de  Urbanos Santos, Capitão da Polícia Militar Jovan e do pecuarista e advogado Raimundo Marques.

Na segunda etapa da campanha o prazo vai até o dia 30 de novembro, para vacinação, e até 15 de dezembro para comprovação da imunização dos rebanhos junto aos escritórios da AGED-MA. Na primeira etapa da imunização, em maio, o Estado registrou um índice recorde de 98,82% de cobertura vacinal, superando a média de todos os anos desde a criação da AGED, em 2002.

MOBILIZAÇÃO NA ASSEMBLEIA

Durante a solenidade, Fábio Braga parabenizou o governador e os organizadores das campanhas, por manterem o Maranhão competitivo na comercialização de produtos animais, pois, desde a primeira campanha, foram realizadas 27 etapas de vacinação e, em maio deste ano, foi registrado o maior índice de vacinação imunizando mais de 7 milhões de animais.

Para Fábio Braga, apesar da crise que se abate sobre o Brasil, nos últimos anos, as boas notícias do Maranhão devem-se ao sucesso da produção da pecuária e da agricultura pujante. O parlamentar mobilizou também os órgãos regionais e a Assembleia Legislativa, para não deixar cair os excelentes índices de vacinação de 95%, porque a maioria dos deputados representa regiões e setores do Estado.

VACINAÇÃO E COMPROVAÇÃO

O secretário-adjunto da Sagrima, Edjahilson Souza, acha importante que o criador continue vacinando o rebanho, pois a meta é superar o atual índice de vacinação, mantendo a certificação internacional do Maranhão como zona livre de febre aftosa.

Já o presidente da Aged, Sebastião Anchieta, esclarece que, além da vacinação do rebanho de bovinos e de bubalinos, os criadores devem comprovar a imunização nos escritórios da AGED onde suas propriedades são registradas.  A não vacinação do rebanho, no período permitido, acarretará em multa por cabeça de animal não vacinado.

 “Além das multas, os criadores inadimplentes com a vacinação não poderão transitar com os animais fora da área de suas propriedades, pois não conseguirão emitir as GTA’s (Guias de Trânsito Animal)”, comentou o presidente da Aged no Maranhão. 

 


Banner