Plenário da Assembleia Legislativa aprova congratulações a municípios maranhenses

Nice Moraes/Agência Assembleia
10/11/2015 14h20

O plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, aprovou na sessão desta terça-feira, 10, requerimentos de autoria da deputada Francisca Primo (PT), dispondo sobre o envio de mensagens de congratulações aos municípios de Buriticupu, Bom Jesus das Selvas, Alto Alegre do Pindaré, Tufilândia e Satubinha pela passagem dos 21 anos de emancipação política, comemorados hoje.

Ela também pediu que seja dado ciência aos prefeitos e Câmaras Municipais, daqueles municípios, a aprovação das mensagens de congratulações. “Parabenizo esses municípios pela passagem dos 21 anos de emancipação política”, acentuou Francisca Primo.

Buriticupu

Francisca Primo ressaltou que Buriticupu tem uma história diferente da maioria dos municípios brasileiros; não surgiu espontaneamente, sua criação foi dirigida e teve a participação direta do governo do Estado do Maranhão, através de um projeto de colonização executado a partir do ano de 1973.

“O nome Buriticupu surgiu muito antes da colonização, em homenagem a um dos rios existentes na localidade. Esse nome surgiu da união de duas frutas abundantes na região, das palmeiras de buriti que cresciam as margens do rio com as matas adjacentes de onde medrava o cupu, daí surgiu Buriticupu, um nome que apesar de híbrido, parece tão natural quanto as árvores dos saborosos frutos que o batizaram”, lembrou Francisca Primo.

Ela afirmou ainda que a indústria madeireira, agricultura e o comércio foram os fatores que mais contribuíram para o crescimento da economia de Buriticupu, transformando-o no maior povoado do Maranhão. “E, sendo apenas um povoado, Buriticupu já possuía duas agências bancárias. O seu desenvolvimento em tão pouco tempo, é mais um exemplo do vigor das potencialidades e das suas riquezas”.

Alto Alegre do Pindaré

O município de Alto Alegre do Pindaré foi instalado em 1997, através da Lei Estadual de nº 6167 de10 de Novembro de 1994. Possui diferentes relevos, mas a predominância é de relevo acidentado sendo possível encontrar várias classes de solos.

Francisca Primo afirmou que a economia da cidade é de subsistência voltada para a agricultura, com plantação de arroz, mandioca e outros. “O município é rico em recursos naturais, a exemplo da produção de babaçu, onde se extrai o óleo, produz-se carvão do coco, utiliza-se as palhas para a cobertura de casas”, acentuou a deputada.

Ela disse ainda que  o Rio Pindaré - que corta a cidade - um dia teve uma enorme variedade de peixes, de onde a população complementa alimentação e de onde muitos pescadores tiram sua renda, além disso, o Rio Pindaré é um ponto turístico no município.

Tufilândia

Tufilândia - que foi criada pela Lei Nº 6.180, de 10 de novembro de 1994, foi desmembrada do município de Pindaré-Mirim - é uma cidade que fica às margens do Rio Pindaré. A princípio, era denominada de São José do Tufi.

“Antigamente, os trabalhadores vinham de outras localidades para trabalhar nas terras, que eram ricas em madeiras e produções agrícolas, tais como o arroz, o feijão e o côco babaçu. Tudo isso era transportado através de embarcações que circulavam pelo Rio Pindaré”, lembrou Francisca Primo.

Bom Jesus das Selvas

“Desmembrado de Santa Luzia do Tide, congratulamo-nos com a laboriosa população de Bom Jesus das Selvas, pelo transcurso de mais um aniversário de sua emancipação política onde a mesma foi evada à categoria de município pela lei estadual nº 6.166, de 10-11-1994”, destacou a parlamentar.

Satubinha

Francisca Primo afirmou que o município de Satubinha foi desmembrado de Pio XII, por motivo de disputa política. Com o apoio de grandes fazendeiros e empresários da região, foi por meio de lei estadual nº 730, de 26 de janeiro de 1959, criado o distrito de Satubinha. Logo em seguida, foi o mesmo foi elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Satubinha, pela Lei Estadual nº 6172, de 10/11/1994.

“O nome do novo município foi criado a partir da família Setúbal, proprietária de várias fazendas agropecuárias da região, onde foi desenvolvida a cidade”, acentuou a deputada, destacando que a cidade tem na sua principal fonte econômica a agricultura e pecuária, além da atividade comercial que contribui bastante para o seu desenvolvimento. A sua população atual está estimada em 13.487 habitantes.