Deputados participam da abertura da IV Conferência Estadual da Mulher

icone-whatsapp
Andressa Valadares/ Agência Assembleia
11/11/2015 16h53 - Atualizado em 11/11/2015 16h55

Deputados participam da abertura da IV Conferência Estadual da Mulher
Foto original

Discutir e construir uma pauta única em prol dos direitos das mulheres. Foi esse o objetivo da IV Conferência Estadual da Mulher, que aconteceu nesta quarta-feira (11), no Auditório Central da Universidade Federal do Maranhão (Ufma). O Legislativo participou da abertura do evento, com a presença do presidente da Assembleia, deputado Humberto Coutinho (PDT), acompanhado de outros deputados, do governador Flávio Dino e representantes da sociedade civil.

A IV Conferência Estadual da Mulher foi promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semu), como parte da promoção e consolidação das políticas públicas para as mulheres no Maranhão.

“É o coroamento de um processo de mobilização, que se iniciou no início do nosso governo, com uma série de atividades em mais de 50 conferências realizadas nos municípios. A mobilização social é decisiva. A mobilização das mulheres é essencial para que haja igualdade de direitos”, destacou o governador Flávio Dino.

Humberto Coutinho, presidente da AL, ressaltou a importância da discussão de políticas para as mulheres e o combate à violência contra a mulher. “É um evento para discutir o direito da mulher na política, no mercado de trabalho, em toda a sociedade. O mais importante é o combate à violência contra a mulher. Tudo que será discutido aqui é de grande relevância”, disse.

CONFERÊNCIAS

A Semu, juntamente com os Organismos de Políticas para as Mulheres (OPM’s) nos municípios e o Conselho Estadual da Mulher, promoveu as Conferências Intermunicipais da Mulher em 27 cidades do interior do estado, discutindo políticas públicas em prol das mulheres.

“Chegamos à Conferência Estadual com a certeza de que temos que buscar novos caminhos. A política para as mulheres se faz com a articulação de toda a sociedade organizada”, assinalou Laurinda Pinto, secretária de Estado da Mulher.

As conferências serviram como instâncias de debate e de apresentação de demandas para que essas políticas sejam aplicadas, por exemplo, na melhoria do atendimento de saúde, na garantia dos direitos das mulheres, através da instalação de Delegacias da Mulher e a criação de Secretarias ou Coordenadorias da Mulher nos municípios.

As conferências seguiram a orientação de quatro Eixos Temáticos, discutindo a contribuição dos conselhos dos direitos da mulher; os movimentos feministas; igualdade de direitos; a construção de políticas para as mulheres em todas as esferas; entre outros assuntos.


Banner