Deputado Rafael Leitoa rebate, na tribuna, denúncias do deputado Alexandre Almeida

Assecom/ Dep. Rafael Leitoa
12/11/2015 11h51 - Atualizado em 12/11/2015 13h43

Na sessão da última quarta (11), o deputado Rafael Leitoa rebateu as críticas feitas pelo deputado Alexandre Almeida, que acusou a gestão municipal de Timon de superfaturar itens da merenda escolar. Durante a explanação, Leitoa apresentou argumentos e documentos que comprovam a lisura do contrato e da licitação para o fornecimento de merenda escolar no município.

De acordo com Rafael Leitoa, a acusação do deputado oposicionista tem apenas caráter eleitoreiro. “Não vamos aceitar factoides para tentar manchar um governo pautado na seriedade, no compromisso de fazer bem-feito. E vamos repudiar veementemente as acusações que aqui ora foram proferidas. Digo isso e repito, porque oportunidade para fazer diferente eles tiveram, e muito! Porque o governo do Maranhão, na gestão da ex-governadora, fechou em Timon oito escolas”, relatou.

Rafael Leitoa foi incisivo em mostrar o que ele chamou de má-fé do deputado Alexandre Almeida, aliado da família Sarney. “Em nenhum momento houve superfaturamento de merenda escolar. Estou aqui munido de informações que deixam bem claro isso. O prefeito Luciano Leitoa pagou R$ 19,50 na pasta de alho de 1 kg. E, na verdade, a licitação é bem clara, estima o preço de R$ 3,90 por 200 gramas, que se multiplicar por 5 chega-se aos valor de R$ 19,50 as mil gramas da contratação. Se eu estimei R$ 3,90, valor de 200 gramas, quanto dá um quilo? Eu tenho certeza de que as crianças do município de Timon sabem responder: R$19,50. Que foi o valor que foi contratado, porque a contratação foi por quilo, ou seja, em nenhum momento houve aqui superfaturamento”, declarou.

Sobre a contratação da empresa Norte-Sul, de acordo com os documentos apresentados pelo parlamentar ela participou do certame e apresentou todas as certidões exigidas, colocando-se como regular. E não só no município de Timon, como em diversos órgãos da administração pública. Segundo Rafael, a prefeitura de Timon, assim que soube da condenação da empresa, em abril deste ano, rescindiu o contrato com a Norte-Sul unilateralmente e está tomando as providências cabíveis.

Transformação

O deputado Rafael Leitoa enfatizou o empenho da gestão do prefeito Luciano Leitoa em dar uma cara nova a Timon, que, segundo o parlamentar, hoje é referência no Nordeste como uma cidade que cresce de forma sustentável. Leitoa destacou que Timon tem avanços incontestáveis em diversas áreas, principalmente na educação.

“Todos os dias tenho que atualizar o número de obras já realizadas pelo prefeito Luciano Leitoa em Timon. Hoje, por exemplo, às 16 horas, o prefeito Luciano Leitoa vai inaugurar mais uma escola climatizada no município. Amanhã, vou ter que atualizar de novo, porque o prefeito Luciano Leitoa vai entregar para o povo um complexo educacional, a escola Nei Rodrigues no bairro Mutirão. Uma escola totalmente reformada, 100% climatizada, com quadra coberta, com vestiário e ao lado existe já uma creche totalmente climatizada, funcionado em período integral”, ressaltou.

Rafael Leitoa destacou a parceria com o governo do Estado no sentido de levar ainda mais obras para Timon e dar andamento às que estavam paradas, desde a gestão da governadora Roseana Sarney, de quem o deputado Alexandre Almeida era líder do governo.

O deputado informou que, em Timon, existe uma rede de 165 escolas, quase 95% delas já receberam algum tipo de melhoria. O município erradicou, na gestão do prefeito Luciano Leitoa, as escolas de taipa. 25 escolas já foram totalmente reformadas e climatizadas e até o final deste ano serão 57 escolas climatizadas.

“O investimento feito na educação reflete diretamente no aprendizado e no avanço dos nossos alunos, que foram recentemente premiados na olimpíada de matemática. Além disso, a nota do IDEB também aumentou em Timon. O que as pessoas perguntam é que mudou a gestão, o recurso é o mesmo e tanta coisa está sendo feita na educação do município de Timon, por que não era feito antes? Por que a gestão atual tem compromisso com a educação do município e com o desenvolvimento das crianças e jovens de Timon”, destacou.

O deputado falou da falta de ações de Alexandre Almeida em Timon e como ficou anos no mandato parlamentar apoiando a ex-governadora Roseana Sarney e não priorizou ações efetivas no município. “Fico muito triste e preocupado, porque a oposição podia fazer  alguma coisa pelo estado do Maranhão, mas se perde no meio do debate político criando factoides, fazendo insinuações e praticando essa política baixa e rasteira, que não cabe mais no estado do Maranhão”, enfatizou.