Josimar de Maranhãozinho participa de cavalgada na zona rural de Zé Doca

icone-whatsapp
Assecom/ Dep. Josimar de Maranhãozinho
16/11/2015 10h58

Josimar de Maranhãozinho participa de cavalgada na zona rural de Zé Doca
Foto original

O deputado estadual Josimar de Maranhãozinho(PR) participou, no ultimo sábado (14), da III Cavalgada do povoado de Igarapé Grande, município de Zé Doca. Além do parlamentar também esteve prestigiando esse grande evento, que é tradicional na região, Josenilda Cunha, a “Josinha”, irmã do deputado que elogiou a cavalgada. Segundo ela, um momento de confraternização.

“Isso que está acontecendo aqui hoje faz parte da cultura do povo do interior e temos que valorizar e apoiar essas iniciativas do homem do campo, que enfrenta tantas dificuldades”, disse.

A cavalgada saiu do povoado BB às 8hrs da manhã chegando até Igarapé do Meio. Muitos vaqueiros participaram desse momento de confraternização e festa, o deputado estadual Josimar Cunha, que já correu vaquejada destacou a força do homem que vem do interior e cobrou mais politicas públicas em favor das comunidades rurais.

“Esse é um momento de confraternização entre vaqueiros, fazendeiros e o povo do interior, eu sou apaixonado por cavalgada e tudo que vem do sertão, precisamos investir mais na qualidade de vida do homem do campo, pois é daqui que sai o alimento até nossas mesas, sertanejo é um povo forte e de grandes tradições”, completou.

História

 As cavalgadas são passeios coletivos de cavaleiros. Elas se configuram como práticas tão importantes para a cultura nordestina, que fazem parte do calendário cultural e esportivo de vários municípios da região. Vale ressaltar que as cavalgadas são também manifestações de fé e devoção, que envolvem elementos religiosos e fazem referência à crença católica através dos santos, cortejos, votos e promessas.

As cavalgadas podem ter diferentes objetivos: religioso, cívico, ecológico ou esportivo. Elas podem ser feitas a título de competição, ou podem simplesmente representar a busca por prazer, diversão e contato com a natureza. Por ser uma atividade alegre, descontraída e, normalmente, bem organizada, a cavalgada é praticada por mulheres, homens, jovens, crianças e idosos. Ou seja, é uma tradição muito democrática e acessível.

A cavalgada é uma tradição milenar, que surgiu na Europa e na África em meio às atividades de domesticação de cavalos. Apesar de existirem há tanto tempo, as cavalgadas ganharam mais força nas últimas décadas e se tornaram populares entre criadores de cavalos. Hoje, elas são costumes que unem fazendeiros, peões e apaixonados por muares e equinos.


Banner