Cristovam Filho defende implantação do curso de Estatística na UEMA

17/11/2015 14h19

Cristovam Filho defende implantação do curso de Estatística na UEMA
Dep. Cristovam Filho | foto: JR Lisboa/ Agência Assembleia

O deputado Cristovam Filho (PSL) anunciou, na sessão desta terça-feira (17), que amanhã vai apresentar uma indicação pedindo à Mesa Diretora do legislativo estadual que encaminhe expediente ao governador Flávio Dino para que autorize, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia, a criação de um curso de graduação em Estatística, pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Ele enfatizou que nenhuma das universidades públicas e privadas do Maranhão oferece esse curso de graduação, importante para a atenderem a demanda do mercado maranhense. Por isso, já que a Uema possui a estrutura adequada, defende que o governo implante o curso de Estatística, visto que há uma carência desse profissional no Estado.

“Eu acho de fundamental importância a criação de um curso desse porte, pois o Estado do Maranhão é carente desses profissionais na área da Estatística.  A Universidade Estadual do Maranhão tem toda uma estrutura que pode criar esse curso de graduação em Estatística”, afirmou Cristovam Filho.

Ele também lembrou que já existe um departamento de Matemática e Estatística dentro da universidade, com professores e doutores. Ressalto, ainda, que não há professores para toda a grade curricular do curso de Estatística, mas, segundo ele, é possível se fazer parceria tanto com a Universidade Federal do Pará, que tem curso de graduação em Estatística, quanto com a Universidade Federal de São Carlos, através da FAPEMA, que pode colaborar com professores e colaboradores para formar esses profissionais do Maranhão.

Graduação

De acordo com o deputado, a graduação em Estatística proporcionará à população maranhense conhecimentos que permitem a capacitação e atualização exigidas pelo mercado, visando formar profissionais para atuarem no ramo da Estatística voltado para a coleta, análise, interpretação de dados no estudo de fenômenos naturais, econômicos e sociais.

Lembrou ainda que o bacharel em Estatística planeja, coordena, fazendo o levantamento de informações por meio de questionários, entrevistas e medições; organiza, analisa e interpreta informações para explicar fenômenos sociais, econômicos ou naturais; monta banco de dados para os mais diversos usos; faz previsão de vendas e desenvolve modelos matemáticos para ajustá-los à situações práticas.

Mercado em expansão

Ao finalizar, Cristovam Filho salientou que o mercado para esse profissional está em expansão, especialmente por causa das grandes bases de dados conhecidas como Big Data, que são coletadas por empresas de diversas áreas. Pensando nisso, ele disse que a indicação terá o objetivo de contribuir para o progresso e desenvolvimento do estado do Maranhão, oferecendo mais uma formação na grade curricular da UEMA, qualificando e diversificando ensino superior e ajudando a realizar os anseios da juventude maranhense.

“Há muitos jovens que têm interesse em fazer graduação em Estatística, lá mesmo na Universidade, e acabam fazendo outros cursos pela falta desse tipo de curso no Estado do Maranhão”, acentuou ele.