Cristovam Filho anuncia realização de workshop de Engenharia da Computação

Nice Moraes/Agência Assembleia
18/11/2015 13h24 - Atualizado em 18/11/2015 14h17

Cristovam Filho anuncia realização de workshop de Engenharia da Computação

O deputado Cristovam Filho (PSL) anunciou na sessão desta quarta-feira, 18, a realização do Workshop de Engenharia da Computação que vai acontecer no próximo dia 25, na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão.

Segundo o deputado, o evento - que tem como objetivo mostrar as convergências das tecnologias de telecomunicações e automação com a tecnologia da informação - tem o apoio do presidente Humberto Coutinho e da Universidade Estadual do Maranhão, em especial, os professores do curso de Engenharia da Computação.

O workshop contará com as participações do CREA; do Sindicato dos Engenheiros; do Secretário de Ciências e Tecnologia, Bira do Pindaré; do reitor da UEMA, Gustavo Pereira; do Coordenador do Mestrado de Engenharia da Computação, na UEMA, professor Henrique Mariano e dos universitários.

“O nosso objetivo é mostrar que realmente é possível a convergência da tecnologia das telecomunicações com a tecnologia de informação. Nesse workshop vamos mostrar a importância do mestrado profissional para a sociedade tanto na área de automação e de controle, como na área de tecnologia da informação, que a Universidade Estadual já faz, mas é pouco divulgado”, enfatizou o deputado, afirmando ainda que o evento também como objetivo divulgar para atrair mais alunos e mais participantes para esse mestrado.

Curso de referência

De acordo com Cristovam Filho o curso de Engenharia da Computação, da UEMA é referência não só no Maranhão, mas em todo o Brasil, tendo, inclusive, sido citado por alguns órgãos, a exemplo de um jornal Britânico. “O nível dos professores doutores desse curso é muito bom”, justificou o deputado. Ele enfatizou ainda que foi submetido também a CAPS um projeto de Doutorado em Engenharia da Computação pela Universidade, visto que já existe o Mestrado na UEMA nessa área da Engenharia da Computação.

Palestras

Durante o workshop o representante do CREA fará uma palestra para mostrar o papel da engenharia e de todas as profissões de engenheiros, bem como a importância da engenharia para o desenvolvimento do Maranhão.

Também será proferida a palestra sobre a “Convergência tecnológica entre a tecnologia da informação, telecomunicações, com a computação e a parte de automação’, a ser proferida pelo professor doutor Leonardo Gonsioroski, da Universidade Estadual do Maranhão.

Aliás, sobre o curso da Engenharia da Computação, o deputado Cristovam Filho disse que vai apresentar uma indicação para que seja criado um Departamento de Computação, na UEMA, para tratar especificamente dos professores e dos problemas relativos ao curso.

Mesa Redonda

No encerramento do workshop haverá uma mesa redonda sobre a Tecnologia de Informação e Comunicação do Estado do Maranhão, que contará com as participações do secretário Bira do Pindaré; do gerente da Vale do Rio Doce, Luciano Cajado e do Eugênio Medeiros que é o professor do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

O deputado Cristovam Filho aproveitou a oportunidade para convidar o presidente Humberto Coutinho para fazer a abertura do workshop, bem como todos os deputados e deputadas para se fazerem presentes ao evento.