Vinicius Louro participa de Conferência sobre o Rio Mearim em Pedreiras

Assecom/ Dep. Vinicius Louro
20/11/2015 17h33

Vinicius Louro participa de Conferência sobre o Rio Mearim em Pedreiras

O deputado estadual Vinicius Louro (PR) participa, nesta sexta-feira (20) em Pedreiras, de uma Conferência sobre a preservação do Rio Mearim com o tema: "Rio Mearim uso múltiplo e sustentável da água". O evento acontece durante todo o dia no Hotel San Pedro, a fim de buscar soluções para salvar as mananciais do Rio que banha boa parte das cidades maranhenses.

Participam do evento o deputado estadual Rafael Leitoa; a deputada Ana do Gás (presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa); a superintendente de recursos hídricos do Estado, Kiara Mesquita; secretários municipais do meio ambiente de cidades vizinhas; Zé Filho (membro do Comitê de Bacia Hidrográfica); vereadores; representantes da empresa ENEVA; o gerente regional da CAEMA, Roberval Sousa; e representantes da sociedade civil dos municípios da região.

Sérgio Lemos, técnico da empresa Termelétrica do Complexo do Parnaíba - ENEVA, explicou que o volume de água retirado pela empresa do Rio Mearim é de menos de 1% da capacidade de sua outorga, que é de 20% para retirada de água para a geração de energia. Portanto segundo ele, a exploração das águas está dentro do que foi outorgado com o governo do estado, mas reconhece que é necessário um plano de reflorestamento da mata ciliar para que rio seja preservado.

Para o diretor geral da Companhia e Água e Esgoto do Maranhão- CAEMA, regional de Pedreiras, a questão é complexa, por que a cidade não possui uma estação de tratamento de esgoto. "Sabemos que o envolvimento para a preservação do Rio não é só da CAEMA ou da ENEVA, nós enquanto empresas devemos dar a nossa contribuição, mas a sociedade também deve contribuir sem desperdiçar água, retirar areia ilegal ou poluir as margens do rio. A falta de uma estação de tratamento da rede de esgoto na cidade  nos impossibilita de tratar o nosso consumo antes de devolver ao rio, mas estamos aqui para encontrar soluções", relatou Roberval Sousa.

O deputado Vinicius Louro foi enfático ao afirmar que o problema é de todos e que precisamos buscar medidas eficazes para que as águas do Mearim não sejam poluídas ou que prejudiquem o abastecimento da nossa população. "Se precisamos plantar árvores, vamos plantar, se precisamos fiscalizar a retirada ilegal de areia do rio, vamos procurar os órgãos competentes para que fiscalizem. Precisamos juntos nos mobilizar, as empresas privadas, as estatais e principalmente nós, cidadãos consumidores,  o consumo consciente e responsável, sem poluição é de responsabilidade nossa. Contem comigo na Assembleia Legislativa na luta pela preservação do Rio Mearim", afirmou Vinicius Louro.

Durante a conferência estão sendo  feitos diversos questionamentos de líderes da sociedade sobre a real exploração do Rio Mearim. Todos são unânimes em concordarem que o Rio está assoreado e morrendo. Após o evento, será produzido um relatório de medidas que possam se tornar efetivas e concretas. A natureza que sempre deu vida ao homem clama por sobrevivência, clama por atitudes, é preciso agir.