Rafael Leitoa participa de Conferência Pública sobre o uso sustentável do Rio Mearim

icone-whatsapp
Assecom/ Dep. Rafael Leitoa
23/11/2015 08h58

Rafael Leitoa participa de Conferência Pública sobre o uso sustentável do Rio Mearim
Foto original

O deputado estadual Rafael Leitoa (PDT) participou na manhã desta sexta-feira (20), da Conferência Pública “Rio Mearim: uso múltiplo e sustentável da água”, no Hotel San Pedro, em Pedreiras. O evento, organizado pelo Comitê Estadual de Bacia Hidrográfica do Rio Mearim, busca discutir o uso sustentável das águas e proteção do rio.

A Conferência Pública do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mearim, ocorrida exatamente no aniversário de um ano da sua fundação, manteve uma dinâmica de apresentação, na qual representantes do poder público, como secretário municipal de Meio Ambiente, Ivo Gonçalves, que também é presidente do Comitê do Rio Mearim, da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia, representada pela presidente, deputada Ana do Gás (PRB) e pelo deputado Rafael Leitoa, e do deputado Vinícius Louro (PR).

Representando os usuários, Sérgio Lemos, Gerente de Meio Ambiente da ENEVA, empresa responsável por uma estação de bombeamento de água, utilizada para produção de energia termelétrica, presente na foz do Rio Mearim.

 Em seu pronunciamento, o deputado Rafael Leitoa lembrou do sucesso da Audiência Pública em Timon, onde defendeu a criação da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba, reforçando que eventos como este, em Pedreiras, são fundamentais para debater com a sociedade os problemas enfrentados pelo uso desmedido dos recursos naturais.

O deputado reforçou que a atuação do governo estadual é fundamental na criação e manutenção de um Comitê de Bacia Hidrográfica, focando sempre na sustentabilidade e nos debates dos demais envolvidos no uso constante das águas dos rios no Maranhão. Lembrou também que a população é, inevitavelmente, responsável pela produção diária de toneladas de resíduos líquidos e sólidos. Tornando o esgotamento sanitário, devidamente tratado e lixo doméstico acomodado de maneira correta, sonhos ainda distantes, inalcançados por 50% dos lares maranhenses.

“No Maranhão, a gestão dos recursos hídricos precisa ser efetivada com os instrumentos legais e necessários, sendo os Comitês de Bacia um de seus maiores expoentes. Precisamos também regulamentar de forma efetiva o Fundo de Recursos Hídricos, para isto, estamos trabalhando junto ao governador Flávio Dino, pois este fundo já existe em Lei, restando apenas a regulamentá-lo”, finalizou Rafael Leitoa.


Banner