Cristovam Filho defende a criação da Secretaria de Saneamento Ambiental

Nice Moraes/ Agências Assembleia
26/11/2015 15h55

Cristovam Filho defende a criação da Secretaria de Saneamento Ambiental

O deputado Cristovam Filho (PSL), ao destacar a importância do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense, nesta quinta-feira (26), falou do projeto - incluído no PAC - para criação dos diques na Baixada que tem como objetivo principal reter a água durante o período da estiagem. Ele afirmou que vai propor ao governador Flávio Dino a criação da Secretaria de Saneamento Ambiental.

O parlamentar declarou que, nesse período, a água do mar invade os campos e fica a marca no solo do sal que devasta tudo e não serve para se cultivar nada naquela região. Em virtude disso, o deputado afirmou que vai sugerir ao governador Flávio Dino a criação de uma Secretaria de Saneamento Ambiental, para tratar dos planos municipais de saneamento básico nos municípios e dar apoio técnico aos prefeitos para tratar das questões referentes aos rios.

“Essa questão da água aflige todo o estado do Maranhão. Com essa falta de chuva, principalmente nesse período, os rios secam, o volume dos rios cai. Nós temos a segunda maior bacia hidrográfica do Nordeste; o estado do Maranhão é cortado de rios, mas, nesse período da seca e com os desmatamentos, o volume desses rios cai demais e prejudica a população”, acentuou o deputado, enfatizando que o abastecimento de água em diversas localidades pode melhorar com pequenas ações.

Ao acentuar que as comunidades dessas localidades carentes são obrigadas a comprar água mineral, Cristovam Filho enfatizou ser importante que o Estado faça um forte investimento nessa área de saneamento, mas, para isso, é preciso que se tenha um setor para tratar desses problemas que afligem o Estado todo ano, principalmente nesse período da estiagem.

“Então, a proposta que vou apresentar a esta Casa na outra semana trata-se da criação de uma Secretaria de Saneamento Ambiental, a qual a CAEMA ficaria vinculada ao SAAS  para receberem o apoio técnico, para que  possamos ter um olhar diferenciado, pois somente através da técnica e da engenharia, é que nós vamos conseguir resolver, não só a falta de água nos rios, mas, a questão da água potável nessas localidades que sofrem tanto com o abastecimento”, finalizou o deputado.